Nossa pescaria foi ótima. Passamos 3 dias acampados com nosso equipamento em uso o tempo inteiro, sem folga. Pegamos vários peixes, de todas as espécies e de todos os tamanhos.
Chegamos em casa e colocamos tudo num canto e, um mês depois, mais uma pescaria. Colocamos tudo no carro e, chegando no local da pesca, olha a surpresa. A carretilha que antes era leve no arremesso agora está dura, pesada, toda travada. Frustação.
Embora eu tenha exagerado na narrativa isso é mais comum do que parece. Tudo porque não tomamos a atitude correta. A limpeza do equipamento após uma pescaria.
1 - Preparar-se para a pesca ( pegar a isca, acomodar o equipamento no local da pesca);
2 - Pescar ( iscar, arremessar, fisgar o peixe);
3 - Guardar o equipamento ( recolher tudo, acomodar no carro e, chegando em casa, limpar tudo);
Não é difícil. Um pouco de capricho não faz mal a ninguém.
Procedimentos:
Se você foi pescar na praia, seja na água salgada ou doce, coloque a carretilha/molinete embaixo da torneira e de aquela bela lavada com água correte para tirar toda a sujeira que se acumulou durante a pesca.
Não precisa ter pena de molhar sua carretilha novinha, ela aguenta, a fábrica pensou nisso quando a contruiu.
As carretilhas de perfil baixo são fáceis de serem desmontadas. basta girar a tampa lateral, onde fica o freio magnético, e retirar o carretel com a linha. Lave tudo com um pincel e depois deixe secar sobre um jornal até tirar o excesso de água.
Feito isso, pegue um spray anti-humidade ( eu uso o WD40 ) e borrife por toda a carretilha. Coloque novamente sobre um jornal para tirar o excesso.
Depois de lavar o material deve-se lubrificar os pontos críticos de atrito tais como manivela, eixo, rolamentos e outras partes que não demandem abertura completa da carenagem.
O óleo ideal para essa utilidade é o de viscosidade ISO VG 10 (óleo Singer). Vale lembrar que não é preciso exagerar na lubrificação. Uma gota em cada ponto ou rolamento é suficiente.Depois de tudo, é só montar o equipamento, testar e está pronto pra outra.
O óleo ideal para essa utilidade é o de viscosidade ISO VG 10 (óleo Singer). Vale lembrar que não é preciso exagerar na lubrificação. Uma gota em cada ponto ou rolamento é suficiente.Depois de tudo, é só montar o equipamento, testar e está pronto pra outra.
Hoje em dia as carretilhas se tornaram baratas mas nem por isso você vai deixar que a umidade e a corrosão a destruam. Afinal ela custou dinheiro e dinheiro não se rasga.
Boa pesca!
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