Hoje em dia muito se fala em ecologia e em planeta sustentável, então para contribuir um pouco com isso, o blog Pesca na Lagoa também vai entrar na campanha de preservação da natureza e passar uma dica muito interessante para transformar o seu lixo orgânico em algo mais proveitoso para nós pescadores.
Trata-se do "minhocário" ou "minhocasa", como também é chamado por algumas pessoas que estão divulgando essa técnica.
Todos os dias colocamos no lixo restos de comida, cascas de frutas e verduras. Depois os caminhões passam na nossa residência recolhendo esse lixo e depositando num aterro sanitário que muitas vezes é a céu aberto, sem reciclagem e sem o devido cuidado. Causando mau cheiro, insetos e até ratos.
Fazer um minhocário não é nada complicado, para isso, apenas presisamos de alguns materiais básicos que podem ser encontrados no comércio local. E depois de pronto, seu lixo não vai mais ser o mesmo.
1 - Três caixas de cor escura sem tampa, que podem ser empilhadas;
2 - Uma torneira tipo bebedouro;
3 - Tela de arame grossa;
4 - Manta permeável;
5 - Minhocas;
6 - Substrato ( 20 kg );
7 - Jornal sem tinta, palha ou serragem;
8 - Restos de comida;
Como fazer o minhocário:
As caixas podem ser de madeira ou plástico.
Uma com tampa e duas sem tampa.
As duas caixas superiores devem ter seu fundo cortado, deixando uma borda de + ou - cm.
Faça alguns furos na tampa da caixa superior para ajudar na ventilação.
No fundo dessa caixa você deve prender a tela de arame grossa.
No fundo da segunda caixa prenda a manta permeável.
Na caixa de baixo faça um furo para prender a torneira e vede com silicone ou algo do gênero.
Agora é só empilhar as caixas e colocar as minhocas com o substrato umedecido na caixa de cima. Tudo coberto pela serragem.
Deixe assim durante 3 dias, até encher a caixa com os restos de alimentos.
Depois disso é só colocar esta caixa no meio e deixar que as minhocas façam seu trabalho. Este processo, leva em média,
45 dias.
Durante esse período, coloque um pouco de substrato na caixa de cima e vá adicionando os restos de material orgânico. Cubra tudo com o jornal, palha ou serragem.
Quando o material vai sendo decomposto pelas minhocas, elas sobem para a caixa de cima, deixando a caixa do meio só com o humos.
Enquanto ocorre o processo de decomposição, vai escorrendo para a caixa de baixo o chorume. Rico em nutrientes e livre de bactérias, ele deve ser pulverizado sobre as plantas do seu jardim para ajudar no crescimento. Também é um ótimo pesticida.
Algumas perguntas frequêntes:
- Quase todas as espécies de minhocas podem ser cultivadas em minhocários. Existem alguns sites na internet que vendem todo o material necessário para começar sua criação. Veja links abaixo.
Quantas minhocas colocar no minhocário?
- Isso é feito através de um cálculo. São 1.000 minhocas por metro quadrado.
As minhocas se multiplicam?
Sim. Leva cerca de 2 meses para dobrar a quantidade de minhocas.
Qual material orgânico colocar no minhocário?
- Podem ser colocados para compostar frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro), sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovos, palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim, papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão.O que não colocar no minhocário?
Evite colocar frutas ácidas, carnes de qualquer tipo, óleos e gorduras e alimentos com sal.
Onde colocar o minhocário?
Em local fresco, arejado e principalmente longe do sol. Minhocas não gostam do sol.
Para saber mais sobre criação de minhocas e minhocários, acesse os Links:
minhas minhocas não sobem para a caixa de cima o que fazer?
ResponderExcluirCaro Saul, um dos motivos pode ser a distância entre as caixas. Experimente diminuí-la, talvez as minhocas não estejam conseguindo alcançar a caixa. Outro detalhe pode ser o tipo de material que você está colocando na caixa superior. Lembre-se de evitar alimentos ácidos, muito salgados, carnes e gorduras.
ResponderExcluirUm experiência que eu fiz foi colocar as minhocas diretamente na caixa superior, até agora está funcionando bem. As vezes preciso pegar algumas que cairam e recolocá-las na caixa de cima.
Espero ter ajudado.
Você acha que esse processo seria viável para quem pretende utilizar a criação de minhocas como uma forma de renda (no caso, fazendo vários minhocários como esse, pois aí já fica tudo separadinho - humus e chorume)?
ResponderExcluirCreio que sim, Jorge.
ResponderExcluirO tempo necessário para a manutenção não é grande e o dinheiro para montar a extrutura também não. Na verdade, quem trabalha, são as minhocas. Você só precisa retirar o chorume e o humos, embalar e colocar para venda.
Outra coisa muito importante é a separação das minhocas, pois é lógico que elas também se multiplicam, né? Mas isso também vai lhe render uns bons trocados no fim do mês.
Enfim, se você tem um local apropriado e algum tempo por semana, não deixe essa idéia se perde. "Quem vai lucrar mais com isso é a natureza!"
Sucesso, meu amigo!
Você acha que com minhocas a compostagem é mais rápida. Ou sem minhocas é mais rápido. E vc acha k em 1 mês já temos um pouco de chorume e o humos?
ResponderExcluirDaniela, as minhocas tem um papel fundamental na transformação do material orgânico em humos e chorume da seguinte forma:
ExcluirPrimeiro os vegetais que você coloca na caixa começam a murchar e fermentar, ou seja, apodrecer.
Nessa segunda etapa é que entram as minhocas, elas tem a função de transformar esse material "podre" em humos e chorume.
Em um mês você terá sim algum material a disposição, mas eu não aconselho a retirada dele nesse primeiro momento. As minhocas precisam de uma pouco dessa quantidade para trabalharem melhor.
Parabéns pelo interesse e desejo sucesso.
Um abraço!
Qual tipo de terra que eu ponho para criar minhas minhocas além do substrato lógico?
ResponderExcluirRicardo, o ideal é a terra de mato (terra preta) pois ela é devidamente umidificada pelas folhas secas que caíram das árvores e protegem a terra da luz do sol.
ExcluirVocê pode usar terra de jardim ou de alguma horta que é mais fácil de se encontrar, se tiver uma em casa, melhor.
" Passe adiante a idéia do minhocário, o ambiente ao seu redor agradece! "
Caro Giovani,
ResponderExcluirSe possivél, peço informar mais detalhes das caixas como: medidas,altura entre caixas, tipo de tela e sua furação, bem como a manta e sua espessura.
"Em breve esta matéria vai ser editada devido a grande quantidade de dúvidas que achei comuns e desnecessário publicar."
ExcluirAntonio, a medida das caixas não tem exatidão, vai depender da quantidade de material orgânico que sua casa vai descartar. Existem caixas tipo multiuso vendidas em lojas de varejo que você pode usar para seu minhocário.
A tela serve para as minhocas subirem da caixa do humus para "comerem" os restos de material orgânico e, o humus produzido por elas, "cair" para a caixa do meio.
A manta evita que o material "sólido"(o humus) se misture com o chorume, que é líquido. Procure em lojas de materiais de construção, a minha eu encontre num entulho na rua e nem sei o que é, mas funciona bem.
Espero ter ajudado.
boa tarde tenho interce de criar minhocas para tratar de rãs nao tenho interece no humus nem chorume como posso fazer,e proximo a minha casa tem um corrego e na margen dele tem umas minhocas de quina elas sao bem grandes vc conhece?desde ja obrigado.'.
ResponderExcluirAmigo, não entendo sobre criação de rãs e minha dúvida é: será que as minhocas são mais indicadas para tratar rãs?
ExcluirQualque espécie de minhoca pode ser utilizada num minhocário, claro que umas são mais indicadas do que outras devido a reprodução, á decompostagem e da qualidade do humus produzido.
Mesmo que você não queira o humus e o chorume, ele vai ser produzido pelas minhocas e daí você vai ter uma renda vendendo esse humus. Aproveite!
Espero ter ajudado.
Abraço!
Como retirar o humus da caixa? de quanto em quanto tempo?
ResponderExcluirPara retirar o humus basta remover as caixas de cima e quanto ao tempo, depende do estado do humus. Se tiver uma quantidade boa e bem transformada, retire a metade (mais ou menos).
ExcluirOBS.: Passe o humus em uma peneira para retirar as minhócas pequenas e as sujeiras, ok. Aí é só embalar, usar ou vender ($$$$$$).
Boa sorte!
eu queria saber se é preciso fica colocando agua pra as minhocas ??
ResponderExcluirNormalmente não.
ExcluirMas se observar que seu "lixo orgânico" está muito seco, use um borrifador e dê uma umedecida nele, ok?
NUNCA JOGUE ÁGUA DEMAIS.
MINHOCAS NÃO GOSTAM DE NADAR.
Sucesso no seu minhocário!
eu gostaria de saber se eu posso fazer igual a esse video ?
Excluirhttp://youtube.googleapis.com/v/pZWK7EBqM1M&fs=1&source=uds&autoplay=1
Claro que sim, mas evite de colocar casca de frutas ácidas (laranja, abacaxi, etc) e restos de alimento gordurosos.
ExcluirCubra tudo com palha seca.
eu queria saber se eu posso fazer ingual a esse videos ?
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/v/pZWK7EBqM1M&fs=1&source=uds&autoplay=1
Pelo que li, são 1000 minhocas por metro quadrado. Um Kg de matrizes são quantas minhocas?
ResponderExcluirOlá o que poderias ser usado como manta permeável? parabens pela ideia!
ResponderExcluirA idéia do vídeo acima é bem interesante para aqueles que não querem contruir uma estrutura mais complexa. O que importa mesmo é "fazer a reciclagem".
ResponderExcluirSobre a quantidade de minhocas em 1 Kg, não sei responder. Dá uma olhada nos links que coloquei no final da matéria.
A função da manta permeável é separar o chorume do humus, só o líquido pode passar por ela, ok? Pode usar uma tela bem fina, tipo tecido (jeans é uma dica).