A alguns anos a linha multifilamento vem se tornando comum entre os pescadores esportivos de todo o mundo, pois é uma linha muito mais resistente do que a monofilamento usada anteriormente e com a vantagem de ter uma espessura bem menor. Claro que a monofilamento ainda é comum entre a maioria dos pescadores, por ter um preço bem mais atrativo. Mas , com o passar do tempo e com investimento em tecnologia por parte das fábricas, também terá seu preço reduzido com certeza.
O uso da linha multifilamento requer alguns cuidados para evitar danos ao equipamento de pesca. Isso porque, a maioria das linha multi é abrasiva, podendo cortar o espalhador de linha ou os passadores das varas.
Para evitar esse problema, podemos adquirir carretilhas / molinetes com espalhador em titâneo e varas de pesca com passadores também em titâneo. Claro que também são mais caras que as normais, mas o que importa isso? Para um pescador esportivo, é apenas um detalhe. Afinal, o prazer em pescar e a busca por equipamentos cada vez mais avançados, também faz parte da pesca.
As linhas multifilamento se dividem em dois tipos básicos, a trançada e a fundida.
A linha multifilamento trançada é fabricada em Dyneema, podendo ser de 4, 6 ou 8 fios. A mesma coisa pode se dizer da fundida, com apenas uma difirença: ela é coberta por uma fina camada de silicone, deixando-a lisa. Daí, podendo ser usada em espalhadores e passadores de carbono e metal.
As duas são indicadas para pesca em locais com algum enrrosco ( galhos e pedras) pois é muito resistênte a abrasão.
Sua elastícidade é muito baixa, chegando quase a zero. Muito importante no trabalho com iscas artificiais, pois transmitem muito melhor o trabalho da vara para a isca.
Possui uma resistência muitas vezes maior do que a monofilamento normal, por isso podemos usar uma espessuara muito menor. Se você usa uma linha 0,45 monofilamento, usando uma multi poderá usar uma 0.28, por exemplo. Isso é muito interessante quando precisamos dar linha ao peixe por que caberá muito mais linha no carretel.
A linha multifilamento é muito leve e flutua, mas em contrapartida é muito visível na água.
Outro detalhe importante sobre a multi é a baixíssima memória, evitando a formação de espiral com o passar do tempo. Isso impede de dar "flash" nas carretilhas.
As varas de pesca usadas com a multifilamento devem ser de ação lenta ou média. Pois ainda precisamos de uma certa elasticidade, seja na linha ou seja na vara.
Se usar-mos linha multi, é obrigatório o uso de um leader. Este é feito a partir de uma linha mono unida através de um nó de emenda especial para linhas de diâmetros diferentes.
Os pescadores ainda preferem as linhas mono as multi, dizendo que ela é muito mais cara. Isso é verdade, mas a durabilidade de uma linha multi é muitas vezes maior do que uma mono, o que no final nas contas, seu custo / benefício vale a pena.
E não se esqueça de escolher a linha adequada a cada tipo de pesca, as monofilamento ainda são mais eficientes em alguns casos.
Espero, com essa breve esplanação, ter ajudado a entender um pouco mais sobre essa linha que está tomando conta dos carretéis dos pescadores do mundo.
ou acesse os artigos relacionados abaixo.
gostaria de comprar uma linha de multifilamento
ResponderExcluir028 para que eu possa assim conhecer melhor este
material e até recomendar aos meus amigos de pescaria.
fico no aquardo um forte abraço do amigo
Décio Da Rosa
Quanto ao 028 eu não sei se é muito grossa pois Eu geralmente uso 018 mais tudo bem como faço Para mandar buscar e o valor da mesma