Categorias do blog

Cidade de Palmares do Sul a beira da Lagoa dos Patos

Palmares do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul, fundado em 1982.
O município foi criado no período do Brasil Império, como distrito pertencente ao município de Vila da Conceição do Arroio, hoje chamado de Osório. Entre 1920 e 1950 ganhou importância com implantação de um porto às margens do rio Palmares, e uma ferrovia até Osório. Formou-se, então, um entroncamento hidroferroviário, de onde se exportava couro e lã.
O nome Palmares foi escolhido porque nas redondezas havia grande quantidade de butiatuvas (ou butiatubas), planta da família das palmeiras, que se adaptavam bem ao solo e ao clima da região. A adição do termo "do Sul" se deu porque, por volta de 1944, surgiu uma ordem federal de que não poderia haver, dentro do estado ou país, cidades de nomes semelhantes.
Os campos que hoje compõe o município de Palmares do Sul foram doados por meio de sesmarias.
Sua população estimada em 2004 era de 11 889 habitantes, o que resulta na densidade demográfica de 12,55 hab/km². Possui área de 947,35 km².
Possui seis praias: Quintão, Quintão Velho, Dunas Altas, Rei do Peixe, Frade e Santa Rita.
O clima é subtropical úmido.
Os municípios limítrofes são Balneário Pinhal, Capivari do Sul e Mostardas.
Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal.
Está sendo construido um Parque de Energia Eólica, que quando concluído em 2012, deverá contar com 25 Aerogeradores e potência de 50MW. Atualmente já existe 15 aerogeradores em funcionamento. Este trará impacto econômico positivo a riqueza do municipío.

fonte:  "www.wikipedia.org"
 
Veja outras cidades à beira da Lagoa dos Patos:

Tapes
Tavares
Mostardas
Barra do Ribeiro
Arambaré
Viamão
São Lourenço do Sul
Pelotas
Rio Grande
Porto Alegre
São José do Norte
Palmares do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca