Até meados do século XIX, poucos eram os navios de fora de barra que navegavam na Lagoa dos Patos e seus afluentes, devido ao tráfego para Porto Alegre e rios serem feitas por embarcações que navegavam somente no interior desta. Portanto, as empresas tinham os seus pilotos fluviais que eram os Práticos da época. Com o aumento do tráfego de navios e a necessidade destes de longo curso adentrarem até Porto Alegre, criou-se a necessidade das agências em ter o seu Prático.
Entre 1889 e 1940, houve várias versões de regulamentação nos Serviços de Praticagem no Brasil, através de decretos específicos, inclusos nos Regulamentos das Capitanias dos Portos, que reconhecem a essencialidade da infraestrutura das Entidades de Praticagem para a contínua disponibilidade e a execução eficiente dos Serviços de Praticagem.
Assim sendo, os Práticos da Lagoa dos Patos, que antes eram empregados de empresas privadas e estatais, reúnem-se e formam, em 1º de maio de 1935, a Associação de Praticagem da Lagoa dos Patos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.