Muitas são as espécies de peixes que habitam o estuário da Lagoa dos Patos e muitas são os tipos de pesca praticados pelos pescadores artesanais que daqui tiram o sustento de suas famílias. Mesmo que, com o passar dos anos, as quantidades capturadas venham diminuindo drasticamente, eles continuam com o ofício.
Dentre todas as espécies pescadas na lagoa, a tainha e o camarão-rosa são os mais comuns e mais cobiçados por causa do seu preço atrativo. Mas, e as técnicas usadas, quais funcionam melhor? É isso que vamos ver nesta matéria.
A primeira modalidade é o Fundeio:

A segunda modalidade é o Caceio:

Outra modalidade de pesca é o Espinhel:

Uma modalidade pouco praticada na Lagoa dos Patos é a Tarrafa:

E por último o Arrasto de Fundo:
Nesta modalidade, uma rede em forma de funil é arrastada pela embarcação. As embarcações equipadas com tangones pescam com duas redes e contam com guincho para auxiliar na despesca. A prática é restrita a parte mais profunda da lagoa.
O principal objetivo dessa modalidade é o camarão-rosa.
De acordo com minhas pesquisas, são essas as modalidades de pesca utilizadas na Lagoa dos Patos, mas é claro que estarei editando este texto caso surja alguma correção à ser feita. Conto com amigos para tornar essa matéria mais completa possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.