Categorias do blog

A influência da lua na pesca

Existem alguns fatores que precisam ser observados:

1) - Em geral os peixes costumam se alimentar durante o amanhecer/anoitecer, mais não só isso;
2) - As fases da lua também são importantes, porque ela tem efeito sobre o que envolvem os peixes, incluindo o tipo de alimento que eles caçam. Mais em linhas gerais, os melhores horários são quando ela nasce e quando se põe, especialmente na fase de cheia ou nova.Obviamente estes horários serão os mesmos do nascer e por do sol.
3) - Segundo a fonte pesquisada os peixes são mais ativos em 90 minutos em torno destes fatores, porem o interessante foi saber que eles prevalecem, na lua cheia e nova.

4) - A maioria dos pescadores sempre soube que os peixes são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer, porém as atividades dos peixes durante o nascer e o pôr da lua passam despercebidos porque estes eventos geralmente não são perceptíveis na luz. O nascer e o pôr da lua são praticamente invisíveis e geralmente são escondidos por nuvens. Sem conhecimento sobre os horários corretos em que a lua nasce e se põe, dois dos melhores períodos de pesca do dia serão perdidos todos os dias
5) - Neste ano de 2011, se observarmos o calendário lunar, iremos notar que todos os meses, as semanas iniciam e terminam com a lua nova, bem como as mudanças para a lua cheia, sempre aconteceram na terceira semana de cada mês.
6) - Outros fatores:
a) Tempo - Mudanças severas no tempo têm impacto no modo como os peixes se alimentam. Quando uma tempestade ou chuva muito forte está para acontecer ou acabou de passar, é uma boa hora para se pescar. No entanto, se uma frente fria se aproximar, os peixes provavelmente irão para o fundo e se tornarão inativos.
b) Estações do ano - A maioria dos peixes se comporta mais ferozmente e mordem as iscas com mais vontade durante períodos de transição de estações, na transição do inverno para a primavera e ao final do verão são os melhores períodos de pesca.
7) - A relevância de tais informações se provam em razão:
a) Do fato que é a lua e suas fases são o fatores” preponderantes” na pesca em rios e lagos;
b) Na pesca marítima, o que influencia são as marés, assim sendo, quem a prefere, pode utilizar-se do próprio calendário lunar, onde:
Crescente: Boa – Cheia: Neutra – Minguante: Ótima – Nova: Neutra
Embora todas estas informações não passem de “teorias” a grande realidade indiscutível é uma só:
“ O sucesso ou fracasso nas pescarias, sempre irá depender daquela pecinha atrás da vara”. 
 

2 comentários:

  1. queria saber qual a melhor lua para pescar no rio com tarrafa e qual o melhor horario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando tarrafa ou anzol, a melhor lua para se pescar nos rios é a cheia e depois a minguante.
      Dica: Evite da sombra se projetar na água, ela pode afugentar os peixes.
      Boa pesca!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca