Categorias do blog

Artesanato com escamas de peixe

Cada vez mais se fala em sustentabilidade, em meio-ambiente e em reciclagem. Renovar os recursos reaproveitando materiais que antigamente iriam parar no lixo e poluíndo a natureza é a palavra de ordem nos dias de hoje.
Todos os dias milhares e milhares de peixes são pescados e vão parar na mesa dos brasileiros, mas o que acontece com os restos que sobram? Geralmente terminam no lixo ou servem de alimento para cães e gatos, o que até hoje era uma coisa normal. Eu disse "Era".

O homem é criativo por natureza, e penssando sobre as sobras dos peixes, descobriu que se podia reciclar as escamas dos peixes transformando-as em artesanato. Pode virar brincos, pulseiras, flores artificiais e até lustres.
São coisas belissimas e que muitos duvidam que seja apenas escama de peixe.

A escama de peixe é um tipo de osso ou cartilagem. A coloração dos peixes é dada pelas cores das suas escamas, daí alguns peixes são mais procurados por terem uma beleza especial. Como exemplo temos o dourado, pirarucu e a carpa.

A EMATER promove regularmente cursos sobre o aproveitamento de escamas, péle e até os osssos dos peixes para uso em artesanato. Se você está interessado em saber mais sobre isso, entre em contato com o escritório mais próximo da EMATER na sua região e informe-se.

Veja abaixo algumas imagens do reaproveitamento de escamas:



 Se você quer adquirir algum desses objetos feitos de escamas, clique no link abaixo.
www.artesanatocristina.com.br

3 comentários:

  1. Boa tarde, eu queria saber aonde eu consigo escamas de peixe para comprar via internet? Favor se possível enviar a resposta para o email elidagg2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Escamas de peixe são relativamente fáceis de se conseguir em industrias de pescados e até em colonias de pescadores.
    Na maioria dos casos, eles até lhe dão as escamas pois são descartadas ou transformadas em farinha para alimentar peixes.
    Procure em locais proximos a sua cidade.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. TEM COMO COMPRAR ESTES LUSTRES COM ESCAMA DE PEIXE SE TIVER O TELEFONE DE ALGUEM QUE FAZ POR FAVOR DEIXE AQUI. TEM UMA AMIGA MINHA QUE TA LOQUINHA PARA COMPRAR UM.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca