Categorias do blog

Técnica de pesca com bóia

A pesca com iscas artificiais é muito interessante e gostosa e não para menos, a arte de trabalhar a isca e fazê-la parecer com uma isca viva da um pouco de trabalho sim, mas o retorno é muito bom para nós pescadores. Afinal, por isso chama-se " pesca esportiva ".
A pesca com bóia também é uma modalidade que requer paciência e persistência pelo pescador. Não é só arremessar a bóia e pronto, o peixe faz o resto. Não. Precisamos atiçar o peixe, fazê-lo perseguir a isca até ser capturado por nosso anzól.
Vamos mostrar nessa matéria os tipos de pesca e o equipamento necessário:

A pesca com bóia é feita de duas maneiras. A primeira é com a utilização de uma vara telescópica, linha, bóia e anzól. A segunda é com vara de 1,60 mts à 2 mts e de ação média, carretilha de perfil baixo, linha monofilamento, bóia e anzól.

No caso da pesca com vara telescópica, utiliza-se uma com 4 a 6 mts., de fibra de carbono. É usado para pesca de peixe-rei e de tambica. Nos dois casos trabalhe a bóia simulando o movimento de uma presa na superfície da água, quando o peixe morder a isca, afirme a linha e vá puxando devagar. Tanto o peixe-rei quanto a tambica tem a boca macia e, se você puxar com força, ela rasga.

A segunda modalidade de pesca com bóia é com o uso de carretilha ou molinete. Nesse caso a distância do arremesso aumenta e as possibilidades também aumentam, pois em determinados lugares fica difícil de pescar usando vara telescópica.
Use um peso de 20 grs. no conjunto ( bóia, chumbo, anzól e isca ).
É a mesma coisa do que pescar com isca artificial. Arremessa, trabalha a bóia recolhendo devagar, torne a arremessar e vá repetindo o processo até o peixe pegar a isca.
A técnica de pesca é a mesma do exemplo acima e os peixes também.

Pescar com bóia requer um pouco de prática mas com treino e paciência você poderá se tornar um ótimo pescador, e isso é o importante.
Se você tiver alguma dúvida ou comentário, é só deixar a abaixo desta postagem.
Até a próxima.

2 comentários:

  1. Olá amigo. Vou pescar em Arambaré. Segundo meus colegas, tem traíra e jundiá por lá, então montei um chicote conforme teu modelo, para tentar um jundiazão. Pretendia usar bóia no conjunto. Dá para ser? Se for possível, responder para valsrtc@hotmail.com.

    Obrigado. Valdir

    ResponderExcluir
  2. Valdir, primeiramente agradeço a sua visita ao site e pela participação.
    Não aconselho o uso de bóia na sua pesca, a menos que você vá pescar em arroios da região e com água quente. Você pode dar sorte de pegar alguma traíra.
    Se você for pescar na praia, a dica é usar um chicote para pesca de fundo, conforme descrevi na postagem "chicote para pesca de praia", junto com um chumbo pirâmide de umas 80 à 125 grs. Vai depender do conjunto vara/molinete que vai usar.
    Nos últimos dias estamos capturando bons jundiás, tanto no dia quanto na noite usando "minhocão" como isca. Mas se não tiver, pode usar isca de lambari também.
    Espero ter ajudado e fique a vontade para tirar suas dúvidas ou dar sugestões de matérias.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca