Categorias do blog

Peixe-Rei - Um peixe da Lagoa dos Patos

  Peixe costeiro, vive em grandes cardumes, preferencialmente em locais de fundo arenoso. É carnívoro, alimentando-se na maioria das vezes de pequenos crustáceos.
  Tem o corpo fusiforme, com a parte da barriga transparente. Fácil de pescar com bóia, usando pequenos pedaços de isca, já que se trata de um peixe de pequenas dimensões.
  Tem muitos apreciadores que o usam nas fritadas e também é muito usado como isca.
  Espécie de pequeno tamanho, com duas barbatanas dorsais bem separadas. O olho é muito grande ocupa a maior parte da cabeça. A boca superior, pendunculo caudal longo e estreito. Primeira barbatana dorsal com 5 a 9 raios. Com menos de 50 escamas na linha lateral. Corpo esbranquiçado, transparente quase translúcido. Faixa longitudinal prateada em cada flanco.


Publicado por Marlise de Azevedo Bemvenutii, do Departamento de Oceanografia da FURG de Rio Grande, RS, na Revista brasileira Zoologia:

"No extremo Sul do Brasil foram reconhecidas sete espécies de peixes-rei do gênero Odontesthes. Na região do estuário da Lagoa dos Patos e área costeira marinha ocorre o "argentinensis" e na plataforma interna, com menor freqüência o "incisa". As 5 demais espécies ocorrem em ambientes de água doce. 
Outras espécies são descritas para o gênero, mas não ocorrem nesta região, como é o caso do "platensis" e o "nigricans", naturais de águas mais frias, na costa do Uruguai e Argentina e o "regia" em ambientes de água doce do Chile e Peru".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca