Categorias do blog

O que é o Estuário da Lagoa dos Patos

Segundo o site wikipédia, "Estuário" -- (é um ambiente aquático transicional entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.
Do ponto de vista da ecologia e da oceanografia, um estuário é uma região semi-fechada do oceano influenciada pelas descargas de água doce de terra, quer seja um ou mais rios, ou apenas da drenagem do continente.
Um aspecto muito importante é que, devido aos nutrientes que as águas de terra transportam, um estuário é geralmente uma região com elevada produtividade biológica.)

O estuário da Lagoa dos Patos, no sul do Rio Grande do Sul, ocupa uma área de 963,8 km² (10% da área total da laguna), recebendo água dos rios localizados na sua porção superior, assim como da Lagoa Mirim ao sul, através do Canal São Gonçalo. 

O estuário é normalmente caracterizado como a região compreendida entre os molhes da barra de Rio Grande e uma linha imaginária que liga a Ponta da Feitoria a Ponta dos Lençóis. Entre os ambientes disponíveis para os peixes, dois possuem importância destacada: as enseadas rasas, denominadas “sacos ou baixios”, formadas por áreas mais protegidas, com profundidade menor que 2 m e a região de águas abertas, que constituem o corpo central do estuário com uma profundidade maior que 2m. Nas zonas rasas ocorrem pequenos peixes, enquanto em águas mais profundas os indivíduos são maiores, servindo de corredor para peixes de grande mobilidade.
Os estuários atuam como área de reprodução ou criadouro para o desenvolvimento de ovos e larvas de muitos organismos, entre eles os peixes. Alguns utilizam o estuário durante todo o seu ciclo de vida, outros passam parte inicial de sua vida ali, onde existem alimento abundante e proteção contra predadores, aumentando assim, sua sobrevivência.

Boa pesca à todos!

fonte: email sem remetente


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca