Categorias do blog

Panga - Comunicado do Ministério da Pesca

Caros leitores, tenho recebido vários emails e comentários na matéria "pango-ou-peixe-gato-perigo-para-saude " sobre o medo de comprar os filés vendidos aqui no Brasil e que são importados do Vietnã. Por esse motivo resolvi entrar em contato com o MPA (Ministério da Pesca e Aquicutura) para ver qual a posição deles sobre o assunto.
Vejam abaixo os detalhes do comunicado que me foi enviado. 


"Caros amigos do MPA,
gostaria de informações sobre o peixe "Pango" que é vendido no Brasil, originário do Vietnan.
Segundo várias matérias publicadas na internet, ele é um peixe perigoso para a saúde devido a péssima criação naquele país.
Acredito que os Brasileiros devam ser esclarecidos sobre isso, até para não prejudicar aqueles que o importam sem saber de sua real condição nutricional.
Aguardo ancioso uma resposta.
Att.
Giovani Bartz
Pesca na Lagoa"

Resposta do Ministério da Pesca e Aquicultura:
 
"Prezado,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, agradecemos o contato realizado com o Ministério da Pesca e Aquicultura, ao tempo que comunicamos que o “Panga” é comercializado no mercado brasileiro em forma de filés congelados, cujos processamentos diminuem consideravelmente a quantidade de possíveis patógenos de interesse em sanidade pesqueira vinculados ao produto.

Além disso, devido à crescente demanda sobre a importação de filés de peixes da família Pangassidae pelo Brasil, a Coordenação Geral de Sanidade Pesqueira do MPA iniciou em janeiro deste ano o processo de Análise de Risco de Importação para esta commodity, de acordo com a Instrução Normativa MPA n° 14, de 09 de dezembro de 2010 (disponível para consulta em:
Até a finalização desta análise, está autorizada a importação de filés congelados de peixes da família Pangassidae provenientes de aquicultura do Vietnã (a importação dos demais países não está autorizada), contanto que sejam cumpridos os seguintes requisitos zoossanitários:

CERTIFICAÇÃO NA ORIGEM: O produto deverá vir acompanhado de Certificado Sanitário Internacional em português emitido ou endossado pelo Serviço Oficial do País exportador com as seguintes informações: IDENTIFICAÇÃO (Espécies; quantidade; meio de transporte); ORIGEM (Nome do país; nome e endereço do estabelecimento de origem; nome e endereço do exportador); DESTINO (Nome e endereço do estabelecimento de destino; nome e endereço do importador) e FINALIDADE (Disponível para consulta no endereço eletrônico:

Ressaltamos que o Ministério da Pesca e Aquicultura realiza análise de risco considerando a sanidade aquicola e pesqueira do país. A análise quanto à saúde pública (segurança alimentar) é de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Solicitações de informações sobre questões de inocuidade alimentar de pescados podem ser encaminhadas à Ouvidoria do MAPA, por meio do telefone 61-3218-2089, email ouvidoria@agricultura.gov.br, fax 61-3218-2994, ou por meio de correspondência a ser enviada para o endereço: Ouvidoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Ed. Sede, 2º andar, sala 202, CEP: 70.043-900 – Brasília – DF.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação
Ministério da Pesca e Aquicultura
tel+ 55 61 2023 3000 | fax+ 55 61 2023 3914
comunicacao@mpa.gov.br
http://twitter.com/mpanarede "


Espero que esta análise tenha seus resultados veiculados na mídia para que as pessoas fiquem mais tranquilas quanto ao consumo dos filés de Panga vindos do Vietna, afinal, comer peixe faz muito bem para a saúde e não queremos acabar em um hospital, não é verdade?
.

2 comentários:

  1. Caro amigo. Sobre o Panga tenho escrito em meu blog http://tatuiradeitaara.blogspot.com com o título Pescaria de Supermercado - Peixe Panga. Estarei encaminhando uma solicitação ao Ministério da Agricultura pois testemunhei os vermes branquinhos saídos dos filés. Tem ainda o tipo de embalagem e congelamento, com a venda de gelo- água- por peixe. A água fica muito cara não? Muito importante essa sua postagem. Se permitires, farei a clipagem em meus blogs. Abraço de pescador

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esse seu relato, Joel. As pessoas precisam conhecer os produtos que colocam em sua mesa e esse filé de panga parece ser "a bola da vez" pelos vários comentários e emails que tenho recebido com dúvidas e fatos que aconteceram com eles mesmo.
    Como mencionei acima, o objetivo de eu colocar uma matéria sobre esse peixe neste blog, que por sinal não tem nada haver como o seu tema principal (Lagoa dos Patos), é alertar a sociedade com o cuidado na alimentação. Por esse motivo, fique a vontade em publicá-la nos seus blogs.
    Se você quiser, entre em contato com o MAPA pelo email citado acima para maiores esclarecimentos. E se tiver alguma novidade, me avise para fazermos uma campanha do tipo " Coma peixe Brasileiro ".
    Obrigado pela visita e fique certo de que será retribuída.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca