Um dos equipamentos mais comuns de pesca é, sem dúvida, o Molinete pois é de fácil manuseio e o seu preço é relativamente baixo em relação as Carretilhas .
Veja na imagem abaixo a função de algumas partes importantes num Molinete:
Alça de distribuição de linha:A linha vem da água, passa pelos passadores e chega ao carretel por esta alça que gira na volta do carretel distribuindo a linha uniformemente.
Botão de regulagem do freio e troca do carretel:
Neste botão podem ajustar a fricção do carretel que, quanto mais solto estiver menos força o peixe precisa fazer para liberar linha.
Se soltar-mos este botão totalmente conseguimos retirar o carretel para uma eventual manutenção.
Chaveta de liberação da linha: Na posição normal ela trava a manivela se girada no sentido contrário, mas na outra posição podemos girar a manivela nos 2 (dois) sentidos. Isso pode ser usado quando estamos pescando peixes pesados.
Particularmente, não vejo uma função para esta chave uma vez que temos a regulagem do freio.
Carretel extra: A maioria dos molinetes vem de fábrica com 2 ou até 3 carretéis para usarmos linhas diferentes ou de mesma espessura pois, em derminadas pescarias, perdemos muita linha e isso evita que precisemos colocar mais linha no mesmo carretel.
Manivela de tração ou recolhimento: Não precisa nem falar que é ela que serve pra recolher a linha mas o detalhe é que ela pode ser trocada de lado ao contrário das Carretilhas que temos que comprar com a manivela direita ou esquerda.Veja na imagem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.