Para cada modalidade de pesca existe um equipamento mais adequado. Não existe milagre. Nenhuma vara é ideal para todos os tipos de pescarias, muito menos os molinetes, carretilhas ou linhas. Molinetes ou carretilhas com muitos rolamentos não representam nada a mais, se não tiverem função ou se forem de material inferior. Fique com as marcas tradicionais – Abu Garcia, Shimano, Daiwa, Quantum, Penn, entre outras.
Abaixo damos algumas dicas para você se equipar conforme o tipo de pescaria que vai realizar e os motivos pelos quais optamos por determinado equipamento. Novamente frisamos que com o equipamento correto, suas chances de êxito aumentam bastante. Confira!
------------------------------------------------------------------------------------
Vara de Pesca – Além de ter a função de arremesso, muitas vezes a vara tem que possuir a função de trabalho com o peixe, sensibilidade para o toque, fisgada e tracionamento do peixe.
Para determinados tipos de pescaria podem ter comprimento, espessura ou rigidez variável, e de acordo com a modalidade de pesca podem ser classificadas em, ultra-leve, leve, média, média – pesada e pesada.
O comprimento da vara depende do local onde você vai pescar e da distância do arremesso.
Exemlo: Pesca de praia requer uma vara mais comprida.
----------------------------------------------------------------------------
Molinete ou Carretilha – É o “motor” do conjunto. Além da função de armazenagem de linha, o molinete ou a carretilha tem a função de recolhimento da linha e compensação do equilíbrio peso do peixe x resistência da linha através do sistema de fricção. O tamanho é variável conforme a necessidade de armazenagem de linha de determinado diâmetro.
Observe sempre o conjunto com a vara para que esteja sempre proporcionalmente equilibrado, de modo que não cause cansaço segurá-la por um período longo, salvo varas de espera de praia/ costão ou corrico.
Para quem está começando agora, opte pelo molinete pois é de fácil manuseio. A carretilha requer uma certa habilidade.
-------------------------------------------------------------------------
Linha de Pesca – É relativa à modalidade de pesca que iremos realizar, dentro das proporções do molinete ou carretilha a ser utilizado. Respeitando as especificações encontradas na haste da vara proporcionam melhor performance (exemplo: para vara de 8 a 20 Ibs, linha de 8 a 20 Ibs).
Podem ser de monofilamento ou multifilamento, sendo que no segundo caso exige equipamento específico para o seu bom uso. As linhas ainda são classificadas conforme a elasticidade, capacidade anti-abrasiva, resistência ao nó e impacto.
Normalmente, os equipamentos de pesca são encontrados com a sua especificação em Libras (lbs). Pois é padronizado pelo sistema americano onde:
1 libra(lb) = 0,453 kilo(Kg) ou 453 gramas(g).
Com essas dicas você já pode montar seu conjunto de pesca e começar essa modalidade que cresce a cada dia em todo o território nacional.
E se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo.
Boa pesca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.