Nome científico: Parapimelodus nigribardis
Nome popular: Mandinho
Nome popular: Mandinho
Esse "jundiazinho" é um peixe Siluriforme, da família dos catfish (peixe-gato), isso por causa dos seus longos bigodes.
Tanto a femea quanto o macho podem chegar a medir 18,6 cm.
São peixes que só existem aqui na região sul do Brasil, na Lagoa dos Patos e seus afluentes, isso por causa da água doce e do clima temperado predominante nessa região.
Alimentan-se basicamente de algas e de larvas.
Tanto a femea quanto o macho podem chegar a medir 18,6 cm.
São peixes que só existem aqui na região sul do Brasil, na Lagoa dos Patos e seus afluentes, isso por causa da água doce e do clima temperado predominante nessa região.
Alimentan-se basicamente de algas e de larvas.
Qualquer criança que ja pescou nessa região provavelmente já o fisgou durante uma pesca de lambaris.
Curiosidade:
O mais interessante é que durante uma pesca de jundiás, quando se usa anzóis maiores, facilmente se fisga um "mandinho" pela lateral do corpo. Talvez por que ele tenha o mesmo hábito do Surubi, que bate com a cauda em sua presa afim de deixá-la torna.
Pouco se conhece sobre essa espécie, por isso você pode contribuir com informações sobre ele. Basta para isso adicionar um comentário à esta postagem com os dados do peixe.
Olá Giovani, tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Marcelo, sou biólogo e estudo esses bagres da familia Pimelodidae. Legal que vc curte esses peixes. Estou precisando de alguns exemplares para terminar meu doutorado. Se puder, gostaria que entrasse em contato, a gente podia trocar informações sobre esses peixes, se vc tiver alguma dúvida. meu email: marcelo.inpa@gmail.com
Agradeço desde já a ajuda
Abraços
Marcelo
Claro Marcelo, pode ter certeza que terei o maior prazer em ajudá-lo no que puder.
ExcluirSe depender de mim, seu doutorado será um sucesso.
Eu e meu irmão pescamos de tarrafa na Lagoa dos Patos, e não podemos usar tarrafas finas, pois pega muito mandinho, e ele tem esporão nas laterais e em sua parte superior, descobrimos isso da pior maneira, sangra e inflama, muito dolorido....
ResponderExcluirAbração
Hahaha Você não foi o único a descobrir dessa forma.
ExcluirTanto o mandinho quanto o pintado você pode segurar atrás da cabeça onde eles tem um encaixe para os dedos. Assim fica mais fácil.
O bagre da lagoa dos patos é muito mais dolorido.
Abraço parceiro.
O mandinho ou mandi como é conhecido no sudeste, habita todos os rios do Brasil. Existem várias subespécie,O prata que não chega a 20cm comprimento, o amarelo que chega a 35cm 0 acú que passa dos 50cm. Possui 03 esporóes, sendo 02 laterais e 01 dorsal. O melhor remédio para curar a dor e evitar inflamaçãono é tirar o olho expremer e esfregar no ferimento. melhora em menos de 5 minutos. Qualquer pescador sabe disso.
ResponderExcluirIsso mesmo Antonio, o mandinho ou mandi existe em vários rios e lagoas e aqui na lagoa dos patos, o prata predomina.
ExcluirGostei muito da sua dica sobre expremer o olho do peixe no ferimento. Eu já ouvi alguns comentários sobre essa prática e quando vários pessoas, de vários locais falam sobre o mesmo assunto, um fundo de verdade há.
Obrigado por sua cooperação!