Categorias do blog

Defeso para 2011 e 2012


Ministério da Pesca e Aquicultura ( MPA ), no último dia 25 de outubro, divulgou em seu site o período de defeso para todas as espécies de peixes continentais. Este que vigora de outubro de 2011 à fevereiro de 2012.

Ministro Altemir Gregolin
O defeso serve para proteger as espécies aquáticas durante a sua reprodução ou ainda de seu  maior crescimento. Com isso, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes. 
Embora muitos pescadores não concordem com essa medida, ela é muito importante para que os peixes possam se reproduzir com tranquilidade e adquirir um certo tamanho e, daí em diante, continuar o seu ciclo de vida normalmente.
Como exemplo aqui na Lagoa dos Patos temos o bagre que, nos primeiros dias de vida dos alevinos, carrega todos os filhotes na boca para proteção e alimento dos mesmos. Capturando-se esse bagre em uma rede por exemplo,  acabamos por matar centenas de alevinos de bagre que mais tarde farão falta. 

Vou dar um exemplo:
Digamos que um bagre carrega na boca 300 alevinos e, desses 300, 100 cheguem a fase adulta e de primeira reprodução. Isso acontece no prazo de 1 ano, 1 ano e meio. Destes 100, 50 são machos e 50 são fêmeas.
Fazendo uma conta matemática simples: 
1 bagre = 100 (50/50) no primeiro ano;
50 bagres = 5.000 (2500/2500) no segundo ano;
2500 bagres = 12.500.000 ( 6.250.000/6.250.000) no terceiro ou quarto ano;
Conclusão:
Se tivesse uma maneira de estender o defeso por 3 anos, a população aquática aumentaria enormemente.

No site do MPA os pescadores artesanais, industriais e amadores podem conferir os períodos de defeso no Brasil, não apenas das espécies continentais, como das marinhas e ainda de áreas de transição. 
Para tanto, acesse: 

As informações abrangem tanto o período de defeso – ou seja, o período em que a pesca é proibida – como também as instruções normativas que deram origem à proteção das espécies. Também são indicados os estados, as regiões ou as localidades onde o defeso deve ser observado. As espécies de peixes, crustáceos e moluscos contempladas pelo defeso são mencionadas pelo seu nome popular e científico.
Para saber como proceder para encaminhar o seguro defeso e também tirar todas as dúvidas referentes ao mesmo, acesse o link abaixo:
http://portal.mte.gov.br/seg_desemp/seguro-desemprego-pescador-artesanal.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca