Muitas são as espécies de peixes que habitam o estuário da Lagoa dos Patos e muitas são os tipos de pesca praticados pelos pescadores artesanais que daqui tiram o sustento de suas famílias. Mesmo que, com o passar dos anos, as quantidades capturadas venham diminuindo drasticamente, eles continuam com o ofício.
Dentre todas as espécies pescadas na lagoa, a tainha e o camarão-rosa são os mais comuns e mais cobiçados por causa do seu preço atrativo. Mas, e as técnicas usadas, quais funcionam melhor? É isso que vamos ver nesta matéria.
A primeira modalidade é o Fundeio:
O fundeio consiste em dispor uma rede retangular de forma que ela permaneça relativamente imóvel, rente ao fundo da lagoa. Os pescadores lançam a rede e, normalmente no dia seguinte, retornam para realizar a despesca. As principais espécies capturadas com esse método são o bagre, a corvina e o linguado.
A segunda modalidade é o Caceio:
O caceio consiste em deixar à deriva uma rede de emalhar com formato retangular, a qual pode ou não permanecer fixada à embarcação. As redes podem derivar pela superfície (“caceio boiado”) ou pelo fundo (“caceio de fundo”). As principais capturas: tainhas, corvinas e traíras.
Outra modalidade de pesca é o Espinhel:
O espinhel consiste na utilização de um longo cabo (madre), de onde saem cabos mais curtos com uma sequência de anzóis. Nas extremidades da madre podem haver bóias e/ou poitas que fixam o espinhel no local do pesqueiro. É dirigido para espécies de fundo na parte mais rasa da lagoa. Principais capturas: bagres, jundiás, corvina e traíra.
Uma modalidade pouco praticada na Lagoa dos Patos é a Tarrafa:
A tarrafa é utilizada pelos pescadores que usam pequenos barcos (botes), sendo lançada também das praias. São utilizados diferentes tamanhos de malhas, que variam entre 2 a 18 cm. Os peixes mais capturados com essa modalidade é a tainha.
E por último o Arrasto de Fundo:
Nesta modalidade, uma rede em forma de funil é arrastada pela embarcação. As embarcações equipadas com tangones pescam com duas redes e contam com guincho para auxiliar na despesca. A prática é restrita a parte mais profunda da lagoa.
O principal objetivo dessa modalidade é o camarão-rosa.
De acordo com minhas pesquisas, são essas as modalidades de pesca utilizadas na Lagoa dos Patos, mas é claro que estarei editando este texto caso surja alguma correção à ser feita. Conto com amigos para tornar essa matéria mais completa possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.