Categorias do blog

A história da navegação em Tapes




Fonte: http://www.regionaldenoticias.com.br

hidrovias_trapiches.jpgNo texto e fotos que seguem, reproduzidos do acervo de Miguel Sanchis dá pra se ter uma ideia da importância que a navegação teve noutras épocas para o desenvolvimento do município de Tapes.A história de Tapes confunde-se com a história da navegação na Lagoa dos Patos. Tapes desde o início beneficiou-se da sua posição geográfica, próxima a capital e das colônias da Serra do Herval. No início do século XX, o porto que era formado por vários trapiches, movimentava mercadorias como o charque e o arroz.
Na primeira metade do século XX, aportavam pelos trapiches de Tapes diversos tipos de embarcações. Eram barcos como cutters, lanchões, iates, vapores, gasolinas e chatas. Transportavam para Pelotas, São Lourenço, Porto Alegre, entre outros portos, a produção e o abastecimento da nossa região.
hidrovias_trapiches1.jpgNo começo do século XX a cidade crescia em função do transporte lacustre. Os trapiches consolidavam-se como protagonistas da economia local. Por eles era exportados não somente o arroz, mas também a crina vegetal. Esta era extraída dos butiazeiros e destinada a fabricação de colchões. Pode-se dizer então que neste período, os trapiches foram as artérias que ligavam Tapes ao restante do mundo.
O jornal tapense "A Informação" de 20 de setembro de 1935, publicou anúncio da Navegação Dheher. Nele a companhia oferecia os serviços de seus yates, chatas e vapores, com viagens para os portos de Tapes, Barra do Velhaco (Arambaré) e a capital. Nesta época outras empresas, como a Veloz e Becker, prestavam o mesmo tipo de serviço.
A primeira foto é do século XX e mostra a intensa movimentação das embarcações junto aos trapiches nos tempos de glória da navegação tapense. Já na segunda foto vemos o transporte de arroz sendo feito por pequenos barcos onde o calado era menor.
Artigos e fotos do acervo de Miguel Sanchis em www.conjuminando.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca