Categorias do blog

Risco de Acidentes na Lagoa

Leia mais em: www.popa.com.br

A sinalização das redes de pesca na Lagoa dos Patos é precária. As bandeirolas, quando existentes, de cor preta e muito pequenas e, com isso, de difícil visualização por parte dos navegadores.

A navegação em águas contendo redes de pesca exige cuidado adicional do navegador. Atingir uma rede, seja com um veleiro ou lancha, gera prejuízos ao dono da embarcação e o pior, pode deixar o barco a deriva.

Inúmeros são os navegadores que já tiveram seus barcos impossibilitados de prosseguir viagem por ter o hélice de suas embarcações enroscado em uma rede.

Mas os prejuízos não são apenas dos navegadores. Os pescadores sofrem com isso também. Os cortes feitos na rede para safar os barcos podem representar, além do custo de reparo, vários dias sem produção.

Navegadores e pescadores convivem em harmonia e ajudam-se mutuamente. Afinal todos estamos n'água e sabemos muito bem o que isso significa. A principal diferença entre nós, certamente é o enfoque do uso da água. Enquanto nós navegadores a usamos para o lazer, eles precisam dela para o sustento de suas famílias.

Não haveria uma forma de melhorar a sinalização das redes?

Isso não é muito fácil de se fazer, pois a maioria dos pescadores são pobres e um estrago em uma rede de pesca custa caro para ser consertado e algum tempo sem poder pescar.

Uma coisa interessante seria trocar as bandeirolas e bois das redes, colocando cores mais chamativas, mas isso é outro problema porque precisaria de material durável e isso custa caro pro pobre do pescador.

Concluindo, esse problema afeta os dois lados de maneira diferente. Os velejadores usam seus barcos para o lazer e os pescadores para o sustento de suas famílias. O certo seria os dois lados sentar e tentar chegar a uma solução que fique boa pra ambos.

Vamos ver no que dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca