Categorias do blog

Pesca de traíra com ratinho

A traíra, com certeza, é um dos peixes mais esportivos que existe e se usar-mos uma isca artificial sua pesca se torna ainda mais esportiva.
Este estilo de pesca está cada dia mais difundido em todos os cantos do Brasil, seja pela sua praticidade ou pelo lado ecológico. Mas uma coisa todos podem ter certeza, a esportividade aumenta muito com essa prática.
Vou dar algumas dicas de como aumentar as suas chances de sucesso na pesca de traíras com isca artificial, seja usando ratinho, frog e outros tipos.

Equipamento:
Use uma carretilha que possa arremeçar iscas leves, pois os ratinhos tem um peso de mais ou menos 20 gramas. Carretilhas maiores precisam de mais peso no chumbo e por isso se tornam inadequadas para esse tipo de pesca.
A vara deve ser longa, em torno de 2,40 metros ( 25 lbs), com um cabo longo para melhor apoio. De preferência semi-oca que ajuda na hora da fisgada e com passadores de titânio para evitar da linha cortá-los.
A linha com certeza é a parte mais importante do conjunto. É ela que vai receber todo o impacto no momento do ataque da traíra que é sempre muito violento. Use linhas multifilamento de boa qualidade. Elas tem 0% (zero) de elasticidade.
O uso de um empate é indispensável. Cabinho de aço com cerca de 30 cm. Pode ser encontrado em rolos nas lojas especializadas em materiais de pesca.

DICAS: No conjunto vara e linha, um dois precisa ceder. Nunca utilize vara maciça com linha multifilamento ou, vara maleável com linha monofilamento. Nos dois casos você terá problemas.







Pescando a traíra com ratinho:

A traíra sempre está nos locais mais difíceis de pescar, nas galhadas, aguapés e toceiras. Por isso tenha cuidado na hora do arremesso.
Arremesse várias vezes no mesmo lugar, sempre trabalhando a isca com se ela fosse um rato ou sapo de verdade. Caso não tenha sucesso, mude de local e tente novamente pois em algum momento você será surpreendido por uma ataque violento e aí, paciência. Trabalhe o peixe, sempre mantendo a linha esticada. Não tente trazer "na marra", se não estiver bem fisgada, poderá ter o desprazer de perder seu troféu.
Quando já estiver com a traíra fora d'agua, utilize o alicate apropriado para retirar o anzol. Isso já é de costume da maioria dos pescadores, mas sempre é bom lembrar.
Quando se perde muitas ferradas, normalmente, o pescador está ferrando antes do tempo, pois o peixe está atacando somente nas cerdas que representam as pernas da isca, sem ter tempo de ajeitar a isca na boca para engolir. Uma técnica boa é contar alguns segundos antes de fisgar.

Para aqueles que não tem muita experiência sugiro praticar no seco, pode ser na grama ou na areia. Tente arremessar sempre no mesmo lugar e quando já estiver "craque", parta para a pesca propriamente dita.
A prática é que leva a perfeição, como já diz o ditado e não existe coisa melhor do que praticar!!!

Boa pesca.

9 comentários:

  1. Na figura abaixo da palavra "equipamento",há uma vara e uma carretilha, eu gostaria de saber a marca e o modelo das duas(carretilha e vara) pois gosto mto de pescar mas estou acostumado com equipamentos mais pesados,se alguém puder me responder o quanto antes será de grande ajuda! obrigado desde já!
    àh e antes que eu me esqueça,pro pessoal que gosta de pescar traíra,uma dica,um ótimo local para pescar umas trairinhas é na lagoa do jacaré,póximo a ilha dos marinheiros,nunca se esqueça!'solte hoje pesque amanhã'!
    e boa pescaria!
    (Moro em Rio Grande-RS -no Parque Marinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blz tenhu uma carretilha laguna ela e otima seu custo beneficio e de 160 reais aguennta uns peixes grande pois esses dis no pesqueiro maeda pesquei um tambacu de 38kilos com uma vara de 37 libras com akela mesma vara da imagem mas a carr

      Excluir
  2. Boa dica amigo. A lagoa do jacaré tem ótima fama para pesca de traíras.
    Com relação a sua pergunta sobre a vara e carretilha para pesca com ratinho, tem várias marcas no mercado. Essa é uma Abu Garcia e a vara é uma Johnny Walker.
    Como é um equipamento caro, você pode adquirir uma carretilha Titan 6000 ou 10.000, é a que eu mais uso.
    A vara também tem um preço "salgado", +ou- R$ 280,00. Compre uma vara de ação lenta com uns 2 metros de comprimento e com passadores normais. Nesse caso você deve usar uma linha de boa qualidade e baixa eslasticidade. Aconselho uma Platinium xt 0,30.
    Se você não tem prática em pesca com ratinho, o melhor é começar com um equipamento barato para pegar o jeito do arremesso.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Amigo muito bom...
    Mas vc mencionou o uso de carretilha, mas tipo no meu caso que ja comprei um molinete tem alguma diferença para trabalhar a isca artificial tipo o ratinho para traira???
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  4. A diferença é pequena amigo. Eu mencionei a carretilha por que é mais prático, mas nada o impede de usar um molinete.
    Use uma vara de 2 metros +ou- e flexível, pode ser maciça e treine bastante até pegar a prática de arremessar sempre no mesmo lugar.
    Lembrete: O ratinho custa, em média, R$ 15,00 e é muito frágil. Ele pode ser destruido na primeira traíra ou, com sorte, várias traíras.
    Se você quiser enviar algumas fotos da sua pescaria, terei o maior prazer em publicá-las.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite sou de Uruguaiana -RS sou fabricante de iscas artificiais da marca BAD LINE que por sinal pude notar que esta no corpo de seu blog, bom mas eu pude perceber que o senhor é um pescador de trairás em sua região teríamos interesse de passar um e-mail com nossos produtos e lançamentos para que possa analisar melhor.

    ResponderExcluir
  6. Meu e-mail para contato e pescadorzinho@hotmail.com contato Luis Felipe Cezimbra se preferiri pelo tel.
    (55)99488341 ou (55)34010043 grato desde já aguardo contato.

    ResponderExcluir
  7. Qual a melhor cor de rato para a pesca de traíras?

    ResponderExcluir
  8. Eu já testei várias cores, mas a que mais deu resultado foi a cinza. Mas você pode tentar cores similares, ok?
    Boa pesca parceiro!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca