Categorias do blog

Conjunto vara molinete ou carretilha e linha

   Para cada modalidade de pesca existe um equipamento mais adequado. Não existe milagre. Nenhuma vara é ideal para todos os tipos de pescarias, muito menos os molinetes, carretilhas ou linhas. Molinetes ou carretilhas com muitos rolamentos não representam nada a mais, se não tiverem função ou se forem de material inferior. Fique com as marcas tradicionais – Abu Garcia, Shimano, Daiwa, Quantum, Penn, entre outras.

   Abaixo damos algumas dicas para você se equipar conforme o tipo de pescaria que vai realizar e os motivos pelos quais optamos por determinado equipamento. Novamente frisamos que com o equipamento correto, suas chances de êxito aumentam bastante. Confira!

                          ------------------------------------------------------------------------------------ 

   Vara de Pesca – Além de ter a função de arremesso, muitas vezes a vara tem que possuir a função de trabalho com o peixe, sensibilidade para o toque, fisgada e tracionamento do peixe.
Para determinados tipos de pescaria podem ter comprimento, espessura ou rigidez variável, e de acordo com a modalidade de pesca podem ser classificadas em, ultra-leve, leve, média, média – pesada e pesada.
   O comprimento da vara depende do local onde você vai pescar e da distância do arremesso.
   Exemlo: Pesca de praia requer uma vara mais comprida.
   


                                 ----------------------------------------------------------------------------

Molinete ou Carretilha – É o “motor” do conjunto. Além da função de armazenagem de linha, o molinete ou a carretilha tem a função de recolhimento da linha e compensação do equilíbrio peso do peixe x resistência da linha através do sistema de fricção. O tamanho é variável conforme a necessidade de armazenagem de linha de determinado diâmetro.
   Observe sempre o conjunto com a vara para que esteja sempre proporcionalmente equilibrado, de modo que não cause cansaço segurá-la por um período longo, salvo varas de espera de praia/ costão ou corrico.
                                                        Para quem está começando agora, opte pelo molinete pois é de fácil                                                             manuseio. A carretilha requer uma certa habilidade.

                                  -------------------------------------------------------------------------

   Linha de Pesca – É relativa à modalidade de pesca que iremos realizar, dentro das proporções do molinete ou carretilha a ser utilizado. Respeitando as especificações encontradas na haste da vara proporcionam melhor performance (exemplo: para vara de 8 a 20 Ibs, linha de 8 a 20 Ibs).
   Podem ser de monofilamento ou multifilamento, sendo que no segundo caso exige equipamento específico para o seu bom uso. As linhas ainda são classificadas conforme a elasticidade, capacidade anti-abrasiva, resistência ao nó e impacto.
    Normalmente, os equipamentos de pesca são encontrados com a sua especificação em Libras (lbs). Pois é padronizado pelo sistema americano onde:

                                      1 libra(lb)   =   0,453 kilo(Kg) ou 453 gramas(g).

    Com essas dicas você já pode montar seu conjunto de pesca e começar essa modalidade que cresce a cada dia em todo o território nacional.
  
    E se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário logo abaixo.
    Boa pesca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca