Categorias do blog

Jangada na Lagoa dos Patos - Do Ceará a Rio Grande

Um grupo de jangadeiros saiu do Ceará, da praia de Iracema, em protesto contra o governo de Getúlio Vargas por causa as condições dos pescadores nordestinos. Os jangadeiros vieram descendo a costa brasileira. No Rio de Janeiro, um repórter de O Globo entrou na viagem. Um avião do jornal dava cobertura aos pescadores, comunicando as coordenadas à Capitania dos Portos. Sabendo que um rebocador da Marinha do Brasil iria encontrar os jangadeiros, surge a idéia de uma cobertura em alto-mar. 
Holmes e os repórteres Roberto Eduardo Xavier e Walter Broda embarcaram nessa aventura.

Segue o relato: "Fomos para alto-mar de rebocador. Tanto andávamos na vertical como na horizontal, tenho até um talho na minha cabeça, dentro daquele rebocador, e a patrulha procurando a jangada. Os marinheiros ficavam de binóculos, de luneta, procurando. Até que três ou quatro dias fora da barra, um marinheiro grita, lá pelas nove horas da manhã: Tenente, aquela vela não é do Rio Grande do Sul? Devem ser eles! Preocupados com as condições da rádio, Roberto e Walter não sabiam se o que falavam estava sendo transmitido. Eles consultaram Holmes para se fazer um apelo. Vamos fazer porque eu tenho convicção de que estamos chegando, disse ele. Quando nós nos aproximamos da Barra, aquela quantidade de canoas de pescadores embandeiradas nos esperando, aquela quantidade de público nos moles, no porto. Nos emocionamos, porque valeu aquele chamado de alto-mar".
Ano de 1952. Um grupo de jangadeiros entra na desembocadura da Lagoa dos Patos. A população da cidade de Rio Grande corre para saudar os aventureiros. 

2 comentários:

  1. Giovani, excelente matéria!
    Mas, eu penso que o ano seria 1951.
    Seria interessante de saber se a jangada e os pertences e utensílios desta viagem ainda estão no Museu Julio de Castilhos, em Porto Alegre.
    Eu vi essas coisas lá, nos anos 60, quando ainda morava em P. Alegre.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Leonel, esses objetos fazem parte da história da nossa lagoa e se eles estiverem expostos no museu Julio de Castilhos, seria bom para que as pessoas conheçam essa parte, eu diria, peculiar dos acontecimentos.
    Mas vou pesquisar para ver onde andam.
    Obrigado pela visita e volte sempre para pesquisar e comentar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca