Categorias do blog

Linguado - Um peixe da Lagoa dos Patos

O linguado parece um peixe pré-histórico com seu corpo de formação curiosa, que foge da simetria bilateral comum nos vertebrados, chama a atenção pela posição dos seus olhos, ambos no lado esquerdo da cabeça. O corpo oval e achatado, pesando entre 2 e 3kg, possui uma coloração castanho-escura na parte superior e branca na inferior.
Seu corpo mede entre 30 e 50cm, em média, mas podendo atingir dimensões maiores e até 80 Kg em alguns casos. Suas nadadeiras dorsais, compostas de raios não espinhosos, circundam todo o dorso até a nadadeira caudal, enquanto que a nadadeira ventral é confluente e as peitorais não estão presentes em toda a espécie.

Em sua maioria a espécie pleuronectiforme é típica de águas salgados, ocorrendo, porém o linguado-de-água-doce é exceção que foge à regra, como o próprio nome diz. No Brasil, o linguado pode ser encontrado em rasas águas costeiras de todo o litoral, optando por locais mais profundos quando a temperatura cai.
Pequenos peixes, como as manjubas e as sardinhas, são alvos fáceis para o linguado, já que só podem fugir para os lados quando em águas rasas. Crustáceos também compõem o cardápio desse estranho ser marinho, que espera imóvel e parcialmente enterrado pelo movimento da água pelo momento de atacar sua presa ou de se livrar de algum predador.
Curiosidade:

Um fato interessante e curioso do processo de desenvolvimento desses peixes é que quando embriões seus olhos são simetricamente localizados em cada lado da cabeça. Todavia a larva sofre uma espécie de metamorfose que os desloca para o lado esquerdo, dando o aspecto bizarro característico do linguado. Isso está ligado a um determinado grau de desenvolvimento da tiróide, provocando a condição levógera, que migra os olhos para o lado esquerdo da cabeça, ou em alguns casos dextrógira, cuja migração é para o lado direito da cabeça. Algo similar às características que tornam uma pessoa destra ou canhota.

Tudo indica que isso ocorre devido a uma necessidade evolucionária de ficar no fundo de seu habitat, e assim conseguir tanto alimento quanto proteção. Afinal, todo organismo é obrigado a se adequar às condições impostas pelo ambiente em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca