Categorias do blog

Papa-terra - Um peixe da Lagoa dos Patos

O Papa-terra predomina em todo o litoral brasileiro e está amplamente distribuído na costa, podendo ser encontrado do Oiapoque ao Chuí. A melhor época para pescá-lo na  Lagoa dos Patos é quando a água está salgada, durante o período do verão, quando ele encosta  nas praias. Ele pode ser facilmente confundido com a Corvina por pescadores de primeira viagem.
Os nomes vulgares variam muito de uma região para outra: Betara, Embetara, Perna-de-Moça.

A nossa costa é freqüentada por dois tipos de Papa-Terra. Um tem coloração de prata clara com o dorso escuro e costuma freqüentar mais os ambientes de praias arenosas. O outro tem cor prata escura com o dorso e a lateral da cabeça arroxeados. 

Ambos possuem carne branca de excelente sabor. 
Os locais preferenciais desse peixe são na cabeça de barrancos dos canais que se formam no sentido longitudinal de praias rasas, identificados no visual como o lugar onde as ondas quebram, revolvendo o fundo e consequentemente expondo os alimentos.

As iscas para Papa-Terra:

As melhores iscas para o Papa-Terra são a minhoca de praia e o corrupto, ambos pegos no local da pescaria, nas praias rasas, durante a maré baixa.
O corrupto é facilmente localizado a partir de pequenos furos que emitem um jato de água com areia. Utilize uma bomba de sucção para retirar o crustáceo da galeria. Se não for possível conseguir essas iscas, pode-se substituí-las por camarão sete barbas descascado. Aqui no Sul, outra excelente isca é um molusco conhecido como Marisco branco ou cernambi, capturado na areia próximo a linha d’água. Para encontrá-lo, caminhe paralelamente a linha d’água limite da maré alta e localize dois pequenos furos distantes um do outro aproximadamente 3mm e cave cerca de 10 cm.

Os toletes ou filés de Papa-Terra constituem uma excelente isca para a pesca de Cações e Raias no mar. 

Para consumo devemos levar somente o necessário e peixes acima dos 25 cm, pois com esse comprimento já efetuou pelo menos um ciclo de reprodução.

"Tenha sempre em mente a conservação das espécies".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca