Categorias do blog

Chicote para pesca de praia - Simples

Chicote para pesca de praia
Editado em 23.01.2012
Tenho visto em vários sites da internet várias maneiras de se fazer um chicote para pesca de praia. Alguns simples outros nem tanto, alguns com missangas, canudos, cola rápida (SuperBonder), giradores e empates.
Mas, uma coisa é certa, cada pescador prepara o seu equipamento como achar conveniente. Desde o tipo de vara, a carretilha ou molinete, o tipo de linha que vai usar, o descanço da vara, chumbada, etc. E, como eu já disse em outro post, a pescaria precisa ser um prazer para o pescador e isso começa com a escolha e a preparação do material. É a primera parte da pescaria propriamente dita.

Nada contra quem gosta de usar esse monte de coisas num chicote, mas existe uma maneira  mais simples de se preparar um chicote em menos 5 minutos, apenas usando a própria linha que vamos usar na pesca.

Você pode fazer esse chicote de 3 maneiras diferentes: na própria linha, num leader de 10 metros ou então só  o chicote preso a linha principal com um nó de emenda ou empate. Em qualquer um dos casos a maneira de fazê-lo é a mesma.

Vamos à ele:
Eu sempre começo o meu chicote pela perna maior, mas isso é uma escolha de cada um.
Meça 1 metro de linha e dobre ao meio;
Usando o polegar e o dedo indicador  de cada mão, enrrole a linha como mostra a imagem abaixo até atingir uns 40 cm.


Terminado os 40 cm de rabicho, faça uma laçada com uma das extremidades e passe por cima da outra extremidade como mostra a imagem abaixo. Cuide para não desenrrolar.


Enrrole a laçada sobre a outra extremidade dando umas 5 ou 6 voltas completas. Essas voltas precisam ser completas mesmo ou o nó não ficará perfeito. Veja a imagem abaixo.


Com as voltas completadas, passe a ponta por dentro das linhas que você acabou de enrrolar, como na imagem abaixo.
Obs.: A parte da linha que você está girando precisa ficar acima da linha principal, caso contrário, quando você puxar para fechar o nó ele irá correr até a ponta do chicote.



Pegue com a boca a linha enrrolada que você acabou de passar por dentro e, com uma mão em cada ponta da linha que sobrou, puxe com cuidado até o nó fechar. Vá ajeitando a linha, puxando  na mão esquerda e direita,  para não sobrar laçadas. Veja na imagem como fica o nó já fechado.




Agora que você já conseguiu fazer esse nó, pegue a ponta menor que sobrou e faça uma laçada simples e dê um nó passando umas 5 vezes a ponta por dentro. Corte o excesso. Veja as imagens.

 

A primeira parte já está pronta, agora vamos a segunda.
Meça uns 60 cm e marque, agora mais 25 cm e dobre, enrrole a linha e faça o mesmo nó do começo. 
Agora que você já os 2 rabichos e a extremidade, seu chicote está pronto para ser usado. 
Se você desidiu por fazer um chicote curto, como o que mencionei no começo, repita o nó que fez na outra extremidade da linha e use um empate para emendar a linha ao chicote.
Se desidiu usar um lider, basta fazer o "nó de emenda". Veja no link.

Veja abaixo como fica seu chicote depois de tudo pronto.


Na ponta menor, você coloca a chumbada usando um empate. E na ponta maior outro empate para prender a linha principal, caso se preferir usar o chicote curto.
Os anzóis são engatados diretamente nas pontas dos rabinhos, sem uso de qualquer girador ou empate. Vejam a imagem abaixo:



Nenhum dos nós mencionados corta a linha e além disso são muito resistentes.
Procure usar linha de boa qualidade e não menores de 0,50.
Espero que tenham entendido mas caso haja alguma dúvida é só deixar seu comentário abaixo. 

Boa pesca à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca