Categorias do blog

Bagre - Um peixe da Lagoa dos Patos

O bagre da Lagoa dos Patos não é muito diferente de outros bagres da costa brasileira. Um dos seus "primos" mas próximos é o bagre-bandeira que é mais conhecido pelos pescadores de praia de outros estados. Mas aqui na lagoa o nosso bagre é um pouco diferente no aspecto físico, principalmente nos esporões que são mais curtos e a cabeça é mais arredondada.
A uns 30 anos atrás era comum pescadores chegarem com bagres com mais de 1 metro, não cabiam nas caixas de peixe, eram carregados em tabuas. Hoje isso é raro, medem cerca de 40 cm.

Veja algumas características do nosso bagre da Lagoa dos Patos: 
( leia mais www.cenemar.org.br )
"Os bagres são peixes que se caracterizam por apresentarem, no maxilar inferior, um par de barbilhões em forma de fita. Tem a coloração azulada e/ou acinzentada, sendo o dorso escuro e a região ventral esbranquiçada. Alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e outros peixes. Habitam fundos arenosos e areno-lodosos até a profundidade de 200m. Existem muitas espécies de peixes conhecidos como bagres. Ocorrem em toda a costa brasileira até a Argentina e esta é uma das espécies que ocorre no RS."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca