Categorias do blog

Morrudo - Um peixe da Lagoa dos Patos

Este é o tipo comum na Lagoa dos Patos
Nome científico: trachelyopterus oncinus.
Aqui na região é mais conhecido como Morrudo ou Roncador.

Pouca coisa se sabe sobre esse peixe estranho que habita a lagoa e seus afluentes. Mas uma coisa é certa, nenhum pescador da região gosta de pescá-lo. 
Os que já foram pescados mediam no máximo 18 cm.

Além de ser um peixe feio, esquisito e totalmente diferente dos outros da sua espécie, ele pega em qualquer isca que se coloca no anzol. Pode ser minhoca, camarão, peixe, massa de pão e até coração de boi.

Possui uma força enorme em sua boca e nos esporões. Para os pescadores iniciantes, uma dica: Nunca coloque os dedos atrás dos esporões, ele os fecha e você não consegue tirá-los sem cortar os dedos.

Eles foram encontrados em outras regiões do país e até em outros países, todos tem os mesmos hábitos, só diferem na coloração. 
Veja alguns exemplos abaixo:


12 comentários:

  1. uma duvida q eu tenho; existe a possibilidade de come-lo? e se possivel modo de preparo...moises de nova santa rita rs.

    ResponderExcluir
  2. Sim Moises. Aliás, no norte do Brasil ele é muito apreciado por ter fama de "afrodisíaco". Se é verdade eu não sei.
    Ele é um peixe gostoso, você pode prepará-lo como ensopado, grelhado ou bolinho.
    Se você capturar algum aí em Nova Santa Rita esperimente fritar e temperar com limão e sal, pois é o tempero mais simples para peixes além resaltar o gosto da carne.
    Agradeço sua visita e volte sempre para discutir, tirar dúvidas e dr sugestões.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. E ai Giovani, não sou aqui do Sul, sou de Foz do Iguaçu-PR e gosto mto de pescar, a umas 2 semanas fui pescar em um rio afluente da lagoa, Rio Capivari, e peguei mtos desses peixes, Roncador é o melhor nome pra se dar a ele mesmo. Gostei mto do seu blog, se voce puder me enviar umas dicas de pesqueiros prox. a Porto Alegre eu agradeço.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, sou de guaíba, próximo a porto alegre. Pesco muito este peixe por aqui, infelizmente. Você pode pegá-lo, aos montes, nestes arroios de granja de arroz na br 116, entre eldorado do sul e o trevo de acesso à guaíba (arroio do conde, p. ex.) e também nos arroios próximo à entrada do bairro santa rita, em guaíba. Eu pego, normalmente com ísca de peixe, como lambarí, mondongo e tripa de frango. Abraços.
      gilberto

      Excluir
  4. esqueci de deixar meu email: mparizzotto@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer a visita.
    O "apelido" de roncador é apenas um deles, o nome certo acredito que ninguém saiba, é o caso de outros peixes que tem vários nomes Brasil afora.
    Se você se refere à pesqueiros artificiais, eu não vou poder ajudá-lo pois não é o objetivo da página. Mas se for sobre locais de pesca na lagoa dos patos, você pode tentar na Barra do Ribeiro ou talvez em Viamão. Este último acredito ser mais indicado nesta época do ano por estar com sua água salgada.
    Uma dica é procurar locais com vegetação (juncos) ou pedregoso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. E ae Giovani, fomos para varzinha no carnaval " viamao" só que nao pegamos peixe algum, voce poderia me ajudar dando umas dicas, de qual época do ano eu posso ir e pegar alguns peixes. Abraço. meu e-mail: gregori.aguiar@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. posso criar junto com outros peixes no aquario ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mande resposta para jorges013@hotmail.com por gentileza . . grato

      Excluir
  8. Infelizmente, depois de muito pesquisar sobre ele para essa matéria, não consegui achar nada de concreto.
    Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que existem relatos de sua captura à muitos anos atrás em várias partes do mundo.
    Alguns amigos dizem que é originário da bacia do plata, mas não acredito nisso.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. tcheee eu pesquiso a anos sobre este peixe , sou pescador antigo e ja peguei até com sabão, e já vi ele caminhando no barro para passar de um lugar para o outro. ouvi falar que este peixe foi feito em laboratório na china ou por la... para limpar dejetos, e acabou vazando para o resto do mundo sera verdade ? inclusive ouvi dizer que é toxico.
    alguma matéria por favor me envie para o Email: sobrerodas@brturbo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca