Categorias do blog

Tralha de pesca - As Linhas Multifilamento

A alguns anos a linha multifilamento vem se tornando comum entre os pescadores esportivos de todo o mundo, pois é uma linha muito mais resistente do que a monofilamento usada anteriormente e com a vantagem de ter uma espessura bem menor. Claro que a monofilamento ainda é comum entre a maioria dos pescadores, por ter um preço bem mais atrativo. Mas , com o passar do tempo e com investimento em tecnologia por parte das fábricas, também terá seu preço reduzido com certeza.
O uso da linha multifilamento requer alguns cuidados para evitar danos ao equipamento de pesca. Isso porque, a maioria das linha multi é abrasiva, podendo cortar o espalhador de linha ou os passadores das varas. 
Para evitar esse problema, podemos adquirir carretilhas / molinetes com espalhador em titâneo e varas de pesca com passadores também em titâneo. Claro que também são mais caras que as normais, mas o que importa isso? Para um pescador esportivo, é apenas um detalhe. Afinal, o prazer em pescar e a busca por equipamentos cada vez mais avançados, também faz parte da pesca.

As linhas multifilamento se dividem em dois tipos básicos, a trançada e a fundida.

A linha multifilamento trançada é fabricada em Dyneema, podendo ser de 4, 6 ou 8 fios. A mesma coisa pode se dizer da fundida, com apenas uma difirença: ela é coberta por uma fina camada de silicone, deixando-a lisa. Daí, podendo ser usada em espalhadores e passadores de carbono e metal.
As duas são indicadas para pesca em locais com algum enrrosco ( galhos e pedras) pois é muito resistênte a abrasão.
Sua elastícidade é muito baixa, chegando quase a zero. Muito importante no trabalho com iscas artificiais, pois transmitem muito melhor o trabalho da vara para a isca.
Possui uma resistência muitas vezes maior do que a monofilamento normal, por isso podemos usar uma espessuara muito menor. Se você usa uma linha 0,45 monofilamento, usando uma multi poderá usar uma 0.28, por exemplo. Isso é muito interessante quando precisamos dar linha ao peixe por que caberá muito mais linha no carretel.
A linha multifilamento é muito leve e flutua, mas em contrapartida é muito visível na água.
Outro detalhe importante sobre a multi é a baixíssima memória, evitando a formação de espiral com o passar do tempo. Isso impede de dar "flash" nas carretilhas.
As varas de pesca usadas com a multifilamento devem ser de ação lenta ou média. Pois ainda precisamos de uma certa elasticidade, seja na linha ou seja na vara.
Se usar-mos linha multi, é obrigatório o uso de um leader. Este é feito a partir de uma linha mono unida através de um nó de emenda especial para linhas de diâmetros diferentes.

Os pescadores ainda preferem as linhas mono as multi, dizendo que ela é muito mais cara. Isso é verdade, mas a durabilidade de uma linha multi é muitas vezes maior do que uma mono, o que no final nas contas, seu custo / benefício vale a pena.
E não se esqueça de escolher a linha adequada a cada tipo de pesca, as monofilamento ainda são mais eficientes em alguns casos.

Espero, com essa breve esplanação, ter ajudado a entender um pouco mais sobre essa linha que está tomando conta dos carretéis dos pescadores do mundo.
ou acesse os artigos relacionados abaixo.

Um comentário:

  1. gostaria de comprar uma linha de multifilamento
    028 para que eu possa assim conhecer melhor este
    material e até recomendar aos meus amigos de pescaria.
    fico no aquardo um forte abraço do amigo
    Décio Da Rosa
    Quanto ao 028 eu não sei se é muito grossa pois Eu geralmente uso 018 mais tudo bem como faço Para mandar buscar e o valor da mesma

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca