Categorias do blog

Horario de verao 2011/2012 - Influencia do horario de verao na pesca

A história do horário de verão (HV):

As primeiras idéias sobre o HV foram apresentadas por Benjamim Franklin no final do século 18, mas elas somente foram tomadas seriamente mais de um século depois na Inglaterra, em 1907 com William Willett que iniciou uma campanha para adiantar em 20 minutos o horário a cada um dos quatro domingos do mês de Abril. É interessante saber que o sistema de fusos horários somente foi introduzido em 1883 na Inglaterra devido à necessidade de se padronizar os horários de trens que cruzavam o país. Até então as grande cidades mantinham seu padrão horário baseado no movimento dos astros e estabeleciam o horário a ser seguido na região. Logo no ano seguinte houve uma padronização internacional de horários estabelecendo os fusos horários em vigor até hoje.
O objetivo do horário de verão (HV):
Internacionalmente os estudos apontam três benefícios do horário de verão: economias de energia, redução de acidentes nos horários de pico do trânsito (que durante esse período possuem mais iluminação natural) e redução de assaltos e crimes. No caso brasileiro podemos acrescentar um importante benefício que se refere à possibilidade de armazenarmos mais água nos reservatórios de nossas hidrelétricas durante o verão e podermos utilizá-la depois durante os meses secos do inverno.
No Brasil as regiões Sudeste e Sul possuem um perfil de demanda de energia de eletricidade com um pico no início da noite, provocado principalmente pelo setor residencial e iluminação pública. É nesse horário que a maioria dos chuveiros são acionados, luzes começam a serem acendidas, TVs etc. A Eletrobrás, anualmente faz estimativas de economias de eletricidade devidas ao horário de verão no país.




Horário de verão 2011/2012:

O horário de verão 2011 – 2012 começará às 0h do dia 16 de outubro de 2011. A mudança de horário afetará apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e vai até às 0h de 26 de fevereiro de 2012.
Atualmente, os estados afetados pelo horário de verão são definidos através de um decreto assinado em 2008. Ele ocorre apenas no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A influência do horário de verão na pesca:
Com certeza você deve estar pensando: " Como o HV pode influenciar na pesca se peixe não usa relógio? ". Pode parecer engraçado mas é  isso que vem à nossa cabeça nessa hora.
Claro que peixe não usa relógio, não trabalha e não usa luz elétrica.
Mas a influência está em nós mesmos, e isso é muito mais simples do que parece.
Com a adoção do horário de verão, nós saimos mais cedo do trabalho e podemos aproveitar por mais tempo a luz do dia. Para os que querem aproveitar esse tempo para uma pescaria, isso é importante.
Você pode levar seu filho, sua esposa ou namorada, curtir um passeio em família e por que não, aproveitar e levar seu equipamento de pesca e curtindo os últimos raios de sol. 
Quem sabe, poderá garantir um bom jantar mais tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca