Categorias do blog

Ferimentos na pesca - Quando o anzol crava na mão

Muitas vezes saimos para um dia de pesca, levando toda a nossa tralha, já com o local escolhido e todos os amigos preparados para um dia de fortes emoções. Eis que derrepente acontece um imprevisto e alguém da turma se machuca com um anzol. Não muito grave que nos faça sair correndo para um pronto-socorro com o "azarado", apenas um pequeno anzol perfurou sua mão mas na superfície. Quem já se machucou durante uma pescaria sabe que, a gordura que cobre o corpo dos peixes, arde muito e por muito tempo, não é verdade?

Para resolver esse tipo de problema, resolvi fazer essa matéria ensinando um remédio muito fácil e que está a nosso alcance sem mesmo nos dar-mos conta.
Esse remédio nada mais é do que o "olho do peixe". Isso mesmo, o olho do peixe conte um tipo de líquido gelatinoso que, em contato com o sangue, anestesia a região por um determinado tempo.

Antes de qualquer coisa, se o anzol ainda estiver fincado na pele, você nunca pode puxá-lo devolta. Corte-o e retire pela ponta. As vezes é preciso cortar a pele para facilitar a saída da ponta. Depois é só colocar o líquido do olho de peixe.
O processo é muito simples. Lave o ferimento em água limpa e corrente, retire o olho do peixe, dê um corte e espremer no local do ferimento. Aí é só aguardar alguns minutos e pronto. Você já pode voltar pra sua pesca.
Essa técnica pode ser usada se você se ferir com o "esporão" do bagre, pintatdo, mandinho ou jundiá.
Lembre-se que isso não é definitivo, quando tiver acesso à uma caixa de primeiros socorros, refaça o curativo de maneira correta.

Espero que isso ajude a todos, mas é claro que sempre devemos levar uma caixa de primeiros socorros numa pescaria, pois os acidentes são mais comuns do que parece.

Um abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca