Categorias do blog

Lambari - Um peixe da Lagoa dos Patos

Com toda a certeza, o lambari é o peixe mais conhecido aqui na região da Lagoa dos Patos. Não pela sua abundância, mas por que desde criança todas as pessoas que conheço já brincaram de pescar lambaris em arroios, rios e na própria lagoa. Sem falar que já foi muito citado em músicas tradicionalistas.
Seu nome nome científico é Astyanax sp e é originário da América do Sul, Central e México.
É um grupo de peixes muito diversificado e amplamente distribuído. Tem bom valor comercial quando produzidos como espécie utilizada diretamente para consumo humano ou como forrageira à alimentação de peixes carnívoros. São importantes na pesca esportiva por servirem como isca para peixes carnívoros como a tradicional traíra.
O tradicional “lambari fritinho com cerveja” é muito apreciado e saboroso.

Além de ser considerado uma praga na lagoa e rios, atualmente o lambari ganhou a simpatia da piscicultura e do mercado brasileiro de pescado e a admiração dos criadores profissionais de outras espécies. Vem conquistando a preferência do público como petisco, nos principais restaurantes que vendem frutos do mar.
fonte:www.tatianafavaro.kit.net

Ecologia:

Espécies onívoras, alimentam-se de vários itens alimentares vegetais e animais (flores, frutos, sementes, insetos, crustáceos, algas, detritos etc.); vivem em vários tipos de hábitats. Os menores e mais coloridos têm importância como peixe ornamental.

Equipamentos:

Materiais de ação leve, tanto varas de bambu quanto varas com molinete. As linhas podem ser de 2 a 6 lb.; e os anzóis do tipo mosquitinhos são os ideais.
Durante a pescaria, é preciso ficar muito atento, porque esses peixinhos são muito ligeiros e roubam a isca facilmente.
fonte:www.pescariabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca