Categorias do blog

Calendário lunar para dezembro de 2011

Para os praticantes da "arte" de pescar, a lua de Dezembro de 2011 prevê um final de ano muito bom, à partir do dia 16. Principalmente para quem for pescar aqui na lagoa dos patos - RS.
Com a maré baixa dos últimos dias e águas turvas, hà grandes possibilidades à vista.





VERÃO COM CHUVAS ACIMA DA NORMAL NO NORTE DO BRASIL

A previsão climática de consenso para o trimestre que inicia em dezembro de 2011 e termina em fevereiro de 2012 (DJF/2012) indica maior probabilidade (45%) das chuvas ocorrerem na categoria acima da normal climatológica nos setores central e norte da Região Norte e no norte do Maranhão. No norte do Nordeste, a previsão de consenso indica probabilidade de 40% das chuvas ocorrerem na categoria normal e probabilidade de 35% de ocorrerem na categoria acima da faixa normal. Para o sul da Região Sul, persiste a maior probabilidade (75%) das chuvas situarem-se entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. Na grande área central do Brasil, que inclui as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e parte da Região Nordeste, a previsão aponta para o padrão climatológico, ou seja, igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Nestas regiões, podem ocorrer condições de excesso de chuva em áreas isoladas, em função da atuação de sistemas convectivos locais e possível influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade durante o próximo trimestre em todo o País. 
 
 
 Temperatura da SuperfÍcie do Mar 
 
 Assim como observado em outubro, em novembro houve persistência de águas mais frias que a normalidade na superfície do Pacífico Equatorial central e leste, bem como nas camadas subsuperficiais do oceano. Esta configuração mostra que o fenômeno La Niña encontra-se em atividade. No Atlântico Tropical, anomalias levemente positivas de temperatura da superfície do mar (TSM) persistem desde outubro nas proximidades da costa norte do Brasil e extremo norte da América do Sul, enquanto que anomalias negativas dominam as latitudes subtropicais do Atlântico Sul. 
 
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca