Categorias do blog

Ciclo de vida do Bagre na Lagoa dos Patos

Entre agosto e setembro (final do inverno), o bagre barba penetra no estuário da Lagoa dos Patos, a fim de reproduzir-se em águas menos salinas, onde os juvenis se desenvolvem, retornando ao mar quando adultos.
As gônadas maturam à medida que a espécie se desloca para o interior da lagoa. A desova ocorre entre o fim da primavera e início do verão. Os machos adultos apresentam incubação oral dos ovos, durante um período de três meses. Como a espécie cresce lentamente, esta estratégia reprodutiva permite a sobrevivência de um número maior de juvenis. No início do primeiro ano de vida, em março, os juvenis possuem 65 - 90 mm de comprimento total, alcançando 100 - 130 mm, no mês de dezembro.
Indivíduos nascidos no verão, no alto estuário, deslocam-se para a desembocadura da lagoa e região costeira adjacente, no outono, em áreas mais profundas. Apresentam tamanho maior entre o outono e a primavera, deslocando-se para a área mais interior da lagoa, no alto estuário, no verão.
O bagre N. barba permanece no estuário durante os primeiros anos de vida. Até o final de seu segundo ano de vida já atingiu aproximadamente 130 a 200 mm de comprimento total. Indivíduos de idade superior a dois anos concentram-se, no inverno, em zonas mais profundas junto à desembocadura da lagoa. A partir do sexto ano de vida, quando a temperatura começa a elevar-se na primavera, deslocam-se para o interior da lagoa, para o início do período reprodutivo.

3 comentários:

  1. Amigo parabéns pelo seu blog, pesco no farol de Itapuã quase que todos os meses e não sabia que demora 6 anos para que o bagre desovasse! Boa informação.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber o certo é ova de bagre ou ovo de bagre

    ResponderExcluir
  3. Segundo os biólogos, as OVAS são uma referência a fina membrana que os cobrem. Assim como os de outras espécies de pequenos seres.
    Mas a sua dúvida é interessante, amigo.
    Vou pesquisar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca