Categorias do blog

Velejando pela Lagoa dos Patos

Um belo passeio é sempre relaxante e se isso vier acompanhado pela tranquilidade, amizade e paisagens belíssimas é só aproveitar o momento.
Bem, foi isso que aconteceu com esses três amigos nessa viagem que aconteceu no mês de abril quando partiram da cidade de "São Lourenço do Sul" com destino à "Rio Grande".
Como vocês poderão ver nas fotos abaixo, existem muitas curiosidades que a maioria das pessoas não conhecem por falta de oportunidade ou por falta de tempo e por esses motivos resolvi descrever essa breve história dos nossos velejadores.






Como presente, nossos amigos receberam um dia de sol maravilhoso e um vento propício para os barcos  que usavam na viagem. Viagem essa que havia sido planejada com antecedência e com as paradas marcadas na carta náutica. Se bem que, para quem conhece a lagoa dos patos como eles, isso torna-se desnecessário.
Na foto abaixo, vários lambaris numa rede serviram para uma bela "fritada" que é um prato muito conhecido pelos pescadores e pelas pessoas que prestigiam a famosa "festa do mar", que anualmente acontece no porto de Rio Grande.
Mas abaixo, temos imagens da costa leste da lagoa que é muito bonita.










Como não podia deixar de ser, depois de um lindo dia de sol, o entardecer foi mais uma "imagem fantástica" para os olhos e uma boa noite de sono porque isso também faz parte.
A alvorada também não passa despercebida, regada ao bom e velho chimarão e com uma névoa fina que deixam a paisagem pitoresca às margens da lagoa.




Na foto abaixo, uma parada nas "palafitas". Essa construção rústica serve de descarga de peixes para os barcos de pesca que não conseguem chegar perto da margem por causa da pouca profundidade da região e que depois são levados até as peixarias por outros barcos de pesca.
Mas abaixo, temos a imagem de uma "rede aviãozinho" suspensa e a estrutura do velho "farol do estreito" que ainda resiste ao tempo e serve apenas de descanso para os mergulhões.






Chegando ao fim da viagem, vemos abaixo a plataforma da petrobrás P58 e o barco escola da FURG ancorados no porto de Rio Grande e também os prédios históricos à beira do cáis.




Realmente, para quem pode fazer um passeio desses, é um contato direto com a beleza e "história do Rio Grande do Sul" e bem que poderia se tranformar num pequeno cruzeiro para que todos pudessem apreciar, mas isso é para o futuro. Mas... quem sabe?
Por enquanto vamos ficar apenas com os passeios que cada um que tenha um veleiro, tempo e uma máquina fotográfica possa fazer nos melhores dia do ano.
E aí? Quem se habilita?
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca