A reprodução e desova ocorrem em mar aberto, resultando em ovos demersais dos quais eclodem larvas planctônicas primitivas chamadas de náuplios.
Camarão rosa |
Estas larvas passam por outras duas fases planctônicas de desenvolvimento (protozoea e mísis ) antes de chegar na fase de transição (pós-larva).
Durante esta última fase os indivíduos, ainda planctônicos, penetram nas zonas estuarinas das lagunas costeiras e adquirem hábitos bentônico-demersais tornando-se juvenis. Após permanecerem de 3 a 4 meses crescendo na região estuarina migram para o oceano onde se tornam adultos. A abundância de pós-larvas no estuário da Lagoa dos Patos depende da penetração da água marinha, que por sua vez está relacionada principalmente com o regime de ventos.
Camarão rosa |
Os ventos de sul e sudeste favorecem a entrada da água do mar na lagoa, enquanto os ventos norte e nordeste provocam vazantes.
O fator mais importante relacionado com a abundância de pós-larvas é a pluviosidade, anos de intensas chuvas, a entrada das pós-larvas no estuário é dificultada pelo fluxo de saída de água em direção ao mar através da estreita abertura de comunicação entre o estuário e o oceano.
Pesca de tarrafa |
Devido a estes fatores, as capturas anuais apresentam oscilações.
Devo dizer que o blog é perfeito com muitas informações e varias vezes utilizo para aprender um pouco sobre a região.Parabéns.
ResponderExcluirhttp://narotadosfarois.blogspot.com/
Obrigado, El Loco!
ResponderExcluirFico feliz em saber que o blog está sendo útil.
Fique a vontade para comentar ou enviar e-mail em "contato", ok?
Um abraço!