Categorias do blog

Camarão-rosa: Ciclo de Vida

A reprodução e desova ocorrem em mar aberto, resultando em ovos demersais dos quais eclodem larvas planctônicas primitivas chamadas de náuplios.

Camarão rosa
  Estas larvas passam por outras duas fases planctônicas de desenvolvimento (protozoea e mísis ) antes de chegar na fase de transição (pós-larva).

   Durante esta última fase os indivíduos, ainda planctônicos, penetram nas zonas estuarinas das lagunas costeiras e adquirem hábitos bentônico-demersais tornando-se juvenis. Após permanecerem de 3 a 4 meses crescendo na região estuarina migram para o oceano onde se tornam adultos. A abundância de pós-larvas no estuário da Lagoa dos Patos depende da penetração da água marinha, que por sua vez está relacionada principalmente com o regime de ventos.
Camarão rosa
   Os ventos de sul e sudeste favorecem a entrada da água do mar na lagoa, enquanto os ventos norte e nordeste provocam vazantes.

  O fator mais importante relacionado com a abundância de pós-larvas é a pluviosidade, anos de intensas chuvas, a entrada das pós-larvas no estuário é dificultada pelo fluxo de saída de água em direção ao mar através da estreita abertura de comunicação entre o estuário e o oceano.

Pesca de tarrafa
   Portanto, a abundância das pós-larvas e consequentemente as safras de camarão estão diretamente relacionadas a pluviosidade e aos ventos atuantes no período de penetração das pós-larvas no estuário, desde que as suas concentrações na plataforma não sofram diminuições sensíveis.

Devido a estes fatores, as capturas anuais apresentam oscilações.

2 comentários:

  1. Devo dizer que o blog é perfeito com muitas informações e varias vezes utilizo para aprender um pouco sobre a região.Parabéns.
    http://narotadosfarois.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, El Loco!
    Fico feliz em saber que o blog está sendo útil.
    Fique a vontade para comentar ou enviar e-mail em "contato", ok?
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca