Categorias do blog

Como funciona o SONAR?



SONAR é uma sigla em inglês que quer dizer Sound Navigation And Ranging ou numa tradução livre algo como Navegação e Determinação da distancia pelo som. Para a navegação marítima se trata de um instrumento muito importante.

Um sistema que já foi muito útil durante as guerras para localizar submarinos e também para que fossem efetuados estudos e pesquisas acerca do oceano e o que podemos encontrar lá. É possível determinar profundidades e até mesmo depressões para que seja mais fácil durante a pesca localizar cardumes.

O SONAR funciona como um tipo de emissão de ultra-sons, aquelas ondas de alta frequência, através de aparelhos que possuem um receptor de som. Esse receptor faz cálculos que determinam a distancia e a velocidade dos objetos que se encontram embaixo da agua.

A partir da metade do século XX os navios passaram a ser construídos com equipamentos que faziam o recolhimento do som no fundo do oceano. A evolução dos sonares se deu quando eles passaram a produzir imagens também, em preto e branco, porém, um grande passo.


Os sonares que permitem ver imagens em preto e branco são chamados de Side-Scan Sonar. Mas, o grande passo dos sonares com toda a certeza se deu mesmo com os conhecidos Multibeams que ajudam na construção de mapas com muitos detalhes do fundo do mar. São mapas bastante representativos do que existe no fundo do mar.


Esquema simplificado do sonarO aparelho emite ultra-sons (em vermelho) que atingem o objeto (em azul), sendo refletidas sobre a forma de eco (em verde) e voltando ao aparelho receptor. Com base no tempo entre a emissão e a recepção, é calculada a distância (r)

Veja o mais novo lançamento de SONAR de pulso, clique aqui

Veja mais >>aqui<< 

Um comentário:

  1. NA VERDADE,TENHO UM SONAR, POREM O MANUAL SO EM INGLES,E O QUE LI NESSE ARTIGO,FOI MTO POR CIMA, O MEU SONAR É DA MARCAR GARMIN 90 ,NÃO DIZ, COMO LIGAR,EM QUE POSIÇÃO DEIXAR LIGADO, ENFIM, EU GOSTARIA SE FOSSE MAIS DETALHADO, PELO MENOS O TREVIAL, DESDE JÁ MTO OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAR. O M EU EMAIL É flaviocolosio@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca