Categorias do blog

Globo Mar na Lagoa dos Patos

Veja a matéria completa sobre a Lagoa dos Patos no link AQUI.
 
A equipe do Globo Mar e a reporter Glenda Kozlowski chega à Lagoa dos Patos, também chada de "Mar de dentro", para mostrar toda a sua beleza e diversidade animal, dentre elas os leões marinhos, garças, golfinhos, peixes e camarões.
Logo na entrada ficam os corredores de pedra, também chamados de "moles" que ligam a Lagoa dos Patos ao mar. Nada incomun é encontrar-mos leões marinhos, que chegam a pesar 300Kg,  repousando sobre as pedras em dias de sol para um descanso depois de uma viagem desde a Argentina.

A reportagem do Glogo Mar acompanha os biólogos e oceanógrafos da FURG, a bordo da lancha Larus em algumas de suas funções. Um delas é monitorar os golfinhos, leões marinhos e principalmente a água da Lagoa dos Patos. Segundo o diretor do museo oceanográfico de Rio Grande, Lauro Barcellos “É um ecossistema extremamente delicado. Nós precisamos manter as águas deste estuário em condições de oferecer a vida necessária para que as outras inúmeras formas de vida consigam sustentabilidade”.


 Em outra parte do programa, Glenda Kozlowski, conhece "Seu Pedrinho", um pescador de camarão da Z1 em uma noite de trabalho.
No fim da tarde ele sai com seu pequeno bote para baixar as redes de camarão que ficam suspesas durante o dia, como mostra a imagem ao lado ( veja rede aviãozinho no menu do blog ).
Segundo "Seu" Pedrinho, depois de 3 rodadas em uma noite boa de pesca, ele chega a tirar 80 Kgs do crustáceo. Além do camarão, vários siris ficam presos na rede, que também são vendidos por ele a R$ 0,80 o kilo.
A Lagoa dos Patos tem esse nome pois na época de sua colonização ser habitada por uma tribo indígena que era conhecida por " Patos ".
Na minha opinião e na de alguns amigos, a matéria exibida pelo Globo Mar não mostrou nem 10% de tudo que a nossa Lagoa dos Patos tem para ser visto. Mas para um programa que tem apenas meia hora de duração, não dá pra querer muito.
Esperamos que, da próxima vez, eles entrem na Lagoa e façam uma reportagem com mais conteúdo e deixem todos nós gaúchos, pescadores e navegadores da Lagoa dos Patos cheios de orgulho da nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca