Categorias do blog

Como funciona a carretilha

 Dentre todos os equipamentos de pesca, a carretilha é sem dúvida o mais usado pelos pescadores de todas as regiões do Brasil. Não importando se pesca em rios, lagoas ou mar e nem se é pesca pesada ou leve.
Mas você sabe como funciona uma carretilha? Quais as regulagens para uma boa pesca?




Na imagem ao lado, temos todas as regulagens disponiveis numa carretilha, seja ela de perfil alto ou de perfil baixo ( Entende-se de perfil alto as carretilhas de corpo arredondado e de perfil baixo as de corpo ovalado, e essas de tamanho menor. Veja mais nas imagens no fim dessa reportágem )



DISTRIBUIDOR - Responsável, como o nome já diz, por distribuir a linha no carretel de maneira uniforme para não acontecer da linha ficar solta ou enrroscada.
Para evitar esse problema, mantenha o distribuidor sempre lubrificado e limpo de poeira ou areia que se acumulam com o tempo.
BOTÃO DE DESARME DO CARRETEL - Esse botão é o que libera o carretel na hora do arremeço. Também deve estar limpo para um bom funcionamento. ( Nas carretilhas de perfil baixo, nunca desarme esse botão com o dedo, apenas dê um leve toque na manivela ).
REGULAGEM DO FREIO CENTRÍFUGO - Tem por finalidade freiar o carretel na hora do arremesso para não acontecer dele disparar e liberar mais linha que necessário, acarretando numa cabeleira ou flash como é mais conhecida.
ESTRELA DE REGULAGEM DA FRICÇÃO - Essa estrela é responsável pelo aperto do carretel quando travado. Quando fisgamos um peixe, nunca sabemos qual é o tamanho do mesmo, por isso temos essa regulagem que libera linha quando o peixe é maior do que imaginamos e podemos "trabalhá-lo" com mais calma.
BOTÃO DE AJUSTE FINO - Tem ligação direta com a "regulagem do freio centrífugo". Ele faz mais ou menos pressão no eixo do carretel uma vez que o freio centrífugo vem com seus limites pré-definidos de fábrica. Cuidado para não desenrroscá-lo muito, pois no seu interior existem pequenos anéis que podem se perder.

Espero que tenham entendido os ajustes disponíveis. Mas se houver alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo.
Carretilha de perfil baixo
Carretilha de perfil alto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca