Este estilo de pesca está cada dia mais difundido em todos os cantos do Brasil, seja pela sua praticidade ou pelo lado ecológico. Mas uma coisa todos podem ter certeza, a esportividade aumenta muito com essa prática.
Vou dar algumas dicas de como aumentar as suas chances de sucesso na pesca de traíras com isca artificial, seja usando ratinho, frog e outros tipos.
Equipamento:
Use uma carretilha que possa arremeçar iscas leves, pois os ratinhos tem um peso de mais ou menos 20 gramas. Carretilhas maiores precisam de mais peso no chumbo e por isso se tornam inadequadas para esse tipo de pesca.
A vara deve ser longa, em torno de 2,40 metros ( 25 lbs), com um cabo longo para melhor apoio. De preferência semi-oca que ajuda na hora da fisgada e com passadores de titânio para evitar da linha cortá-los.
A linha com certeza é a parte mais importante do conjunto. É ela que vai receber todo o impacto no momento do ataque da traíra que é sempre muito violento. Use linhas multifilamento de boa qualidade. Elas tem 0% (zero) de elasticidade.
O uso de um empate é indispensável. Cabinho de aço com cerca de 30 cm. Pode ser encontrado em rolos nas lojas especializadas em materiais de pesca.
DICAS: No conjunto vara e linha, um dois precisa ceder. Nunca utilize vara maciça com linha multifilamento ou, vara maleável com linha monofilamento. Nos dois casos você terá problemas.
Pescando a traíra com ratinho:

Arremesse várias vezes no mesmo lugar, sempre trabalhando a isca com se ela fosse um rato ou sapo de verdade. Caso não tenha sucesso, mude de local e tente novamente pois em algum momento você será surpreendido por uma ataque violento e aí, paciência. Trabalhe o peixe, sempre mantendo a linha esticada. Não tente trazer "na marra", se não estiver bem fisgada, poderá ter o desprazer de perder seu troféu.
Quando já estiver com a traíra fora d'agua, utilize o alicate apropriado para retirar o anzol. Isso já é de costume da maioria dos pescadores, mas sempre é bom lembrar.
Quando se perde muitas ferradas, normalmente, o pescador está ferrando antes do tempo, pois o peixe está atacando somente nas cerdas que representam as pernas da isca, sem ter tempo de ajeitar a isca na boca para engolir. Uma técnica boa é contar alguns segundos antes de fisgar.

A prática é que leva a perfeição, como já diz o ditado e não existe coisa melhor do que praticar!!!
Boa pesca.

Na figura abaixo da palavra "equipamento",há uma vara e uma carretilha, eu gostaria de saber a marca e o modelo das duas(carretilha e vara) pois gosto mto de pescar mas estou acostumado com equipamentos mais pesados,se alguém puder me responder o quanto antes será de grande ajuda! obrigado desde já!
ResponderExcluiràh e antes que eu me esqueça,pro pessoal que gosta de pescar traíra,uma dica,um ótimo local para pescar umas trairinhas é na lagoa do jacaré,póximo a ilha dos marinheiros,nunca se esqueça!'solte hoje pesque amanhã'!
e boa pescaria!
(Moro em Rio Grande-RS -no Parque Marinha)
Opa blz tenhu uma carretilha laguna ela e otima seu custo beneficio e de 160 reais aguennta uns peixes grande pois esses dis no pesqueiro maeda pesquei um tambacu de 38kilos com uma vara de 37 libras com akela mesma vara da imagem mas a carr
ExcluirBoa dica amigo. A lagoa do jacaré tem ótima fama para pesca de traíras.
ResponderExcluirCom relação a sua pergunta sobre a vara e carretilha para pesca com ratinho, tem várias marcas no mercado. Essa é uma Abu Garcia e a vara é uma Johnny Walker.
Como é um equipamento caro, você pode adquirir uma carretilha Titan 6000 ou 10.000, é a que eu mais uso.
A vara também tem um preço "salgado", +ou- R$ 280,00. Compre uma vara de ação lenta com uns 2 metros de comprimento e com passadores normais. Nesse caso você deve usar uma linha de boa qualidade e baixa eslasticidade. Aconselho uma Platinium xt 0,30.
Se você não tem prática em pesca com ratinho, o melhor é começar com um equipamento barato para pegar o jeito do arremesso.
Espero ter ajudado.
Amigo muito bom...
ResponderExcluirMas vc mencionou o uso de carretilha, mas tipo no meu caso que ja comprei um molinete tem alguma diferença para trabalhar a isca artificial tipo o ratinho para traira???
Agradeço!
A diferença é pequena amigo. Eu mencionei a carretilha por que é mais prático, mas nada o impede de usar um molinete.
ResponderExcluirUse uma vara de 2 metros +ou- e flexível, pode ser maciça e treine bastante até pegar a prática de arremessar sempre no mesmo lugar.
Lembrete: O ratinho custa, em média, R$ 15,00 e é muito frágil. Ele pode ser destruido na primeira traíra ou, com sorte, várias traíras.
Se você quiser enviar algumas fotos da sua pescaria, terei o maior prazer em publicá-las.
Boa sorte!
Boa noite sou de Uruguaiana -RS sou fabricante de iscas artificiais da marca BAD LINE que por sinal pude notar que esta no corpo de seu blog, bom mas eu pude perceber que o senhor é um pescador de trairás em sua região teríamos interesse de passar um e-mail com nossos produtos e lançamentos para que possa analisar melhor.
ResponderExcluirMeu e-mail para contato e pescadorzinho@hotmail.com contato Luis Felipe Cezimbra se preferiri pelo tel.
ResponderExcluir(55)99488341 ou (55)34010043 grato desde já aguardo contato.
Qual a melhor cor de rato para a pesca de traíras?
ResponderExcluirEu já testei várias cores, mas a que mais deu resultado foi a cinza. Mas você pode tentar cores similares, ok?
ResponderExcluirBoa pesca parceiro!