Categorias do blog

Varas de pesca e suas características

Resolvi fazer esta matéria para tirar as dúvidas daqueles que estão começando na prática da pesca e não sabem como escolher a vara certa.
Quando eu comecei a pescar não sabia exatamente qual equipamento comprar, daí tive que fazer testes com vários deles até encontrar um compatível com o tipo de pesca que queria fazer. Espero que este turorial possa ajudar.

Varas para Molinete:

Para não causar problemas na hora do arremesso, os passadores das varas para molinetes são maiores, pois a linha sai em espiral causando maior atrito da linha com o passador. E não possuem gatilho.

Varas para Carretilha:

Os passadores das varas para carretilha são menores por que a linha sai em linha reta e, desse modo também diminuem o peso da vara. A maioria possui gatilho.

Uma vara de pesca pode ser feita de vários materias, o mais comum é a fibra de carbono. O corpo da vara (BLANK) é responsável pelo poder, a quantidade de esforço que ela suporta. Também determina a ação da vara. Pode variar conforme a pescaria que queremos fazer.


Os passadores e a ponteira também tem uma função muito importante no conjunto, é por eles que a linha passa desde a carretilha/molinete até o anzol. São confeccionados de vários materiais: inox, baquelite, titânio, etc. Os passadores de titânio são necessários quando usamos linha multifilamento, por ser muito abrasiva, a linha "corta" os passadores comuns. O titânio, por ser um material muito duro, resiste ao passar da linha.

Tipos de Varas:

ULTRA LIGTH(ultra leve) - para linhas até 6 libras (2,3Kg).

LIGHT (leve) - para linhas de 6 a 12 libras (2,3kg a 5,4kg).

MEDIUM(Média) - para linhas de 10 a 14 libras (4,5kg a 6,4kg).

MEDIUM-HEAVY(média-pesada) - para linhas de 14 a 25 libras (6,4kg a 11,3kg).

HEAVY(Pesada) - para linhas de 16 a 30 libras (7,2Kg a 13,6kg).

MUSKY ou EX-HEAVY(Super Pesada) - para linhas acima de 35 libras (15,9kg).


Classificações:
As varas são classificadas quanto ao comprimento, pesos de arremesso, poder ou força, capacidade de pesos e resistência das linhas e ações. Normalmente essas classificações vem impressas nas próprias varas.

Comprimento:
É a medida do cabo à ponteira. Quanto mais compridas forem, mais longe se pode arremessar. Porém, fatores como ações da varas, pesos das iscas, espessuras das linhas e qualidade da carretilha podem influenciar. Em geral, elas tem os comprimentos especificados em pés e polegadas.
Polegada = 2,54 cm
Pés = 30,48 cm

Peso de arremesso:
As varas possuem limites mínimos e máximos quanto ao peso de iscas que suportam arremessar. Os valores referentes a pesos de arremessos vem expressos em onças (OZ).
Uma Onça(OZ)=28,35 gramas.

Capacidade de peso e resistência da linha:
Determina qual a capacidade mínima e máxima da linha com que se pode trabalhar. A mínima é a linha mais fraca que pode ser utilizada sem risco de partir no arremesso. A máxima é a mais forte que pode ser utilizada sem o risco de quebrar a vara. As variações entre as medidas dos diâmetros são expressas em frações de milímetro (ex.: 0,25 – 0,40 – 0,50) e em libras (ex.: 10lb, 25lb, 50lb).
Ação de uma vara:
Esse conceito diz respeito à velocidade de recuperação do corpo vara (blank), ou, o período de tempo que levam para voltar à posição normal depois de vergados nos arremessos, fisgadas ou nos trabalhos com as iscas.
Extra rápidas: Vergam aproximadamente 1/4 do comprimento. 
Rápida: Vergam 1/3 do comprimento apenas.
Moderada: Vergam 1/2 , a metade do comprimento.
Lenta: Vergam progressivamente o blank inteiro.

Na hora da fisgada uma vara de ação extra-rápida tem um resultado muito mais rápido do que uma vara de ação lenta. Para pescarias rápidas onde a fisgada tem que ser imediata eu prefiro usar varas rápidas e extra-rápidas. A pesca de superfície com bóias cevadeiras  ,por exemplo, é um caso desses.
Já uma pescaria onde tenho que deixar o peixe carregar a isca para depois fisgar eu já prefiro uma vara lenta que facilita e muito esse trabalho.
Uma pescaria de dourados onde a fisgada além de ser rápida tem que ser forte, uma vara rápida seria o ideal. Nesse caso uma vara lenta seria insuficiente na hora da fisgada e o peixe escaparia com certeza.
Então galera veja muito bem o tipo de pescaria e peixes a serem fisgados para depois procurar uma vara adequada.

Boa pesca à todos!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca