A lua e as marés - A força das marés

A lua é a principal responsável pelo movimento nas marés, sendo o Sol é o segundo. Pode-se dizer que a maré se movimenta de acordo com as fases da lua. Onde a lua cheia tem um poder maior sobre os corpos do que a lua nova.

A lua está a uma distância média de 384.000 Km da terra, onde a máxima distância ( durante a lua nova ) é de 406.000 Km e a distância mínima ( durante a lua cheia ) é de 356.000 Km da terra. Chamados respectivamente de PERIGEU e de APOGEU. Isso se deve pela rotação da terra em torno do sol e da lua em torno da terra.

Essa força de atração exercida pela lua contra a terra, e por a terra ter uma massa muitas vezes maior, provoca uma diferença no atraso da rotação da terra em 0,002 segundos por século. Pode ser pouco, mas faz com que a lua se afaste da terra 3 cm por ano, e com isso, diminuindo sua força de atração.

A distância entre dois corpos é proporcional a força de atração de um sobre o outro. Ou seja, quanto mais perto a lua está da terra, mais força ela tem sobre a terra.

Uma curiosidade em relação à lua é que a face voltada para a terra é sempre a mesma. Seja na lua cheia ou na lua nova. Esse lado, que está voltado para a terra, tem uma distância menor em relação ao seu centro do que o lado oposto ( lado escuro da lua ).

As marés altas não ocorrem exatamente no alinhamento da terra com a lua. A maré alta acontece um pouco mais tarde, quando a lua já não está mais tão cheia. Na verdade isso é uma relação matemática, o que não vem ao caso aqui.
Quando a maré está em seu ápice chama-se maré alta, maré cheia ou preamar; quando está no seu menor nível chama-se maré baixa ou baixa-mar. Em média, as marés oscilam em um período de 12 horas e 24 minutos. Doze horas devido à rotação da Terra e 24 minutos devido à órbita lunar.

A altura das marés alta e baixa (relativa ao nível do mar médio) também varia. Nas luas nova e cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direcção das da Lua, produzindo marés mais altas, chamadas marés de sizigia Nas luas minguante e crescente as forças gravitacionais do Sol estão em direcções diferentes das da Lua, anulando parte delas, produzindo marés mais baixas chamadas marés de quadratura.

Alguns termos usados:

Estofo = Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, curto período em que não ocorre qualquer alteração na altura de nível. 

Maré enchente = período entre uma baixa-mar e uma preia-mar sucessivas, quando a altura da maré aumenta.

Vazante = período entre uma preia-mar e uma baixa-mar sucessivas, quando a altura da maré diminui.

Altura da maré = altura do nível da água, num dado momento, em relação ao plano do zero hidrográfico.

Elevação da maré = altitude da superfície livre da água, num dado momento, acima do nível médio do mar.

Amplitude de marés = variação do nível das águas, entre uma preia-mar e uma baixa-mar imediatamente anterior ou posterior.

Maré de quadratura = maré de pequena amplitude, que se segue ao dia de quarto crescente ou minguante.

Maré de sizígia = as maiores amplitudes de maré verificadas, durante as luas nova e cheia, quando a influência da Lua e do Sol se reforçam uma a outra, produzindo as maiores marés altas e as menores marés baixas.

Zero hidrográfico = nível de referência a partir da qual se define a altura da maré; é variável de país para país, muitas vezes definida pelo nível da mais baixa das baixa-mares registadas (média das baixa-mares de sizigia) durante um dado período de observação maregráfica.

 Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Postar um comentário