Categorias do blog

Um peixe feio - Roncador ( Rachelyopterus Oncinus )

A alguns anos este peixe apareceu nas águas da nossa Lagoa dos Patos e de lá para cá está se proliferando de maneira descontrolada. Como não tem um predador natural e mesmo com seu tamanho reduzido, em média apenas 18 cm, essa espécie aumenta a cada dia mais.

Com a chegada do verão, as águas da lagoa aquecem e o aparecimento do peixe se torna cada vez mais comum, podendo ser capturado com qualquer tipo de isca que coloquemos no anzol. Desde uma simples minhoca até isca de camarão são o prato preferido dele.

Seu nome científico é rachelyopterus oncinus mas o nome correto ninguém sabe, por isso é chamado por vários apelidos aqui na região. Morrudo, roncador, são alguns nomes que ele recebe pelos pescadores. Roncador por causa do som característico que emite quando da sua captura, por tudo isso, já está relacionado na lista dos peixes da lagoa por ser tão comum para nós. 

Sua aparência, além de ser estranha, se assemelha à do bagre, do jundiá e do pintado mas tem algumas diferenças. Uma delas é a falta dos bigodes, o que o tiram da lista dos peixe-gato, e a outra é a "gosma" que cobre todo o seu corpo. Quando começa a secar, se torna muito pegajosa quase igual a cola rápida "Super Bonder". Deve ser daí que os engenheiros químicos tiraram a fórmula.

Uma coisa interessante sobre ele é que seus esporões são estremamente fortes e muito afiados, podendo causar ferimentos com facilidade para os menos avisados. Aconselho evitar de colocar os dedos atrás dos esporões, pois ele os fecha e você pode se ferir. Sua boca também é muito forte para o tamanho dele. As vezes imagino como seria se ele tivesse o tamanho de um bagre.

Para os que vão pescar nas águas da Lagoa dos Patos ou de seus afluentes no verão, certamente vão conhecê-lo.

Leia mais em:

6 comentários:

  1. Cara, já tinha lido seu outro post sobre essa "criatura". O saco é que, ao pescar um desses, pode esquecer outros peixes, só vem esse troço. Muito bom o seu blog. Abraço aí.

    ResponderExcluir
  2. Ah, encontrei tb essa referência ao peixe, batizado com outro nome(Trachelyopterus lucenai) :

    http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSummary.php?ID=53683&genusname=Trachelyopterus&speciesname=lucenai

    ResponderExcluir
  3. Pois é Valtoir, esse peixe "corre" com todos os outros peixes, de seu tamanho ou menores, que estão por perto.
    Como ele é um peixe existente em várias partes do mundo, você vai encontrar muito material descrevendo-o de de muitas maneiras.
    Muito obrigado. Fico feliz em ter gostado do blog, afinal ele foi feito pensando exatamente em pessoas como nós, pescadores e curiosos sobre a vida marinha.
    Um abraço pra você também.

    ResponderExcluir
  4. na minha região nos chamamos de (acumbaca)

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber mais sobre esse peixe de onde se originou de onde veio pq não existia aqui a 20 anos atras. e a respeito do post de cima (acumbaca) não tem nenhuma menção na internet. gostaria de saber se este peixe caminha no seco como dizem que ele se muda de local?

    ResponderExcluir
  6. na minha região ele é muito valorizado na culinária, ganhando de outros peixes como tambaqui, curimbatá e outros, conhecemos o pequenino como mini-bagre, capadinho, cangati e anojado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca