Categorias do blog

Calendário lunar para outubro 2011

O calendário lunar para outubro prevê ótimos dias para a prática da pesca em lagoas e no mar. Aproveitem a oportunidade para capturarem belos exemplares.
Boa sorte à todoas nós!



PRIMAVERA COM POSSIBILIDADE DE RETORNO DE CONDIÇÕES DE LA NIÑA

A maioria dos modelos de previsão climática indica o retorno de condições de La Niña durante a primavera de 2011. Em função dessa tendência, a previsão de consenso para o trimestre OND/2011 indica 75% de probabilidade de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica para o norte da Região Norte. No sul da Região Sul, a previsão é de 75% de probabilidade de ocorrência de chuvas entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica. 
Para a grande área central do Brasil, onde a destreza das previsões de chuva é menor, e para a Região Nordeste, a previsão é de chuvas dentro do padrão climatológico, com igual probabilidade para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). A previsão de temperatura indica valores em torno da normal climatológica na maior parte do Brasil, exceto em parte da Região Sul, onde as incursões de massas de ar frio ainda podem causar acentuado declínio das temperaturas, especialmente no início da primavera.


Temperatura da SuperfÍcie do Mar:

Em agosto e setembro houve uma importante mudança na configuração das temperaturas da superfície do mar (TSM) no Pacífico Equatorial central e leste, em função do reaparecimento de anomalias negativas. Este comportamento das águas do Pacífico sugere um possível retorno das condições típicas do fenômeno climático La Niña. Além disso, em camadas subsuperficias deste oceano também observou-se nestes últimos meses a expansão de águas mais frias que a normalidade. Já no Oceano Atlântico, destacam-se a persistência de anomalias positivas na região tropical, sobretudo no hemisfério norte, e um amplo resfriamento no centro-sul do Atlântico.

fonte: http://clima1.cptec.inpe.br/

Vejam mais sobre calendário lunar em:

Calendário de Pesca - Os melhores dias 
A influência da lua na pesca e na vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca