Categorias do blog

Calendário lunar para janeiro de 2012

Neste início de ano, teremos ótimas perspectivas para a pesca em toda a região da lagoa dos patos. Além da influência da lua, que apresenta bons dias no começo e no final de janeiro, o nível das águas continua abaixo do normal. Isso acelera a entrada da água salgada na lagoa e prevê uma excelente safra de camarão. Aproveite o verão, mas desrespeitar a natureza.



LA NIÑA CONTINUA FAVORÁVEL ÀS CHUVAS NO NORTE DO BRASIL

A previsão climática para o trimestre janeiro a março de 2012 (JFM/2012) continua apontando maior probabilidade de ocorrência de chuva na categoria acima da normal climatológica no norte da Região Norte. Para o norte da Região Nordeste, a maior probabilidade é de chuvas entre as categorias normal e acima da normal climatológica (75% de probabilidade). Apenas no centro-sul do Rio Grande do Sul, as chuvas devem se situar entre as faixas normal (40% de probabilidade) e abaixo da normal (35% de probabilidade). Nas demais áreas do País, a previsão indica comportamento climatológico, com igual probabilidade de chuvas para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). Contudo, não se descartam condições de excesso de chuva em áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e associadas a sistemas convectivos locais. As temperaturas continuam sendo previstas dentro da normalidade no decorrer deste trimestre na maior parte do Brasil, com possibilidade de valores ligeiramente abaixo da normal nas áreas onde a previsão de consenso indica possibilidade de chuvas acima da normal.

Temperatura da SuperfÍcie do Mar 

 De acordo com as condições oceânicas observadas, de novembro para dezembro persistiu o predomínio das anomalias negativas de temperatura da superfície do mar sobre grande parte do Pacífico equatorial central e leste, assim como em águas subsuperficiais. Além deste panorama, os padrões de circulação atmosférica também comprovam a configuração e persistência do fenômeno La Niña. No Atlântico Tropical, as águas superficiais próximas à costa norte da América do Sul seguem levemente mais aquecidas que a normalidade, enquanto que anomalias negativas dominam a região central do Atlântico Sul. 

fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca