Categorias do blog

Carta náutica da Lagoa dos Patos



O que são cartas náuticas?

"" São os documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, bóias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e decontorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação. ""
Denominação dada pela "Diretoria de Hidrografia e Navegação". << Clique no link


Carta Náutica da Lagoa dos Patos


A carta náutica que vou lhes apresentar foi criada apartir de um levantamento feito de 1961 a 1966. Não é muito recente, mas vou fazer o possível para encontrar uma mais atualizada.
Como é um arquivo muito grande, vou fazer a apresentação em etapas. Mas para aqueles que quiserem a imagem completa, deixem um comentario logo abaixo da postagem que eu entrarei em contato.


Vejam abaixo a imagem completa.


  Estarei editando esta postagem com as imagens ampliadas de cada ponto da lagoa logo abaixo.


Foz do Rio Camaquã
Enceada de Tapes.


Arambaré
Rio Guaíba
São Lourenço do Sul.

Dunas da Solidão.


Moles de Rio Grande.
Barra Falsa
Mostardas.



Baixo estão alguns formatos em tamanho grande que você pode baixar para seu computador:



2 comentários:

  1. Em caso de haverem dúvidas, deixe seu e-mail que entrarei em contato o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  2. Salve!
    Sou Guilherme Camacho, do Iate Clube de Pelotas. Terias como me conseguir o mapa digital para leitura em GPS Garmin referente a metade sul da Lagoa dos Patos? se não, poderia ser a imagem para visualização.
    Grato, att
    Camacho - veleiro Betinho

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca