Categorias do blog

Cidade de Mostardas a beira da Lagoa dos Patos

A colonização de Mostardas foi feita por imigrantes açorianos.
Foi criado em 1738 o Posto de vigilância chamado "Guarda das Mustardas".O nome Mustardas permaneceu até inicio do século XX, quando passou a ser conhecido como Mostardas. No dia 18 de janeiro de 1773, foi criada a freguesia de Mostardas. Sua área tornou-se politicamente independente do município de São José do Norte em 26 de dezembro de 1963.
Quanto ao nome Mostardas, não há uma explicação documentada e oficial; porém, sugere-se que o município recebeu-o por causa da grande quantidade do vegetal comestível encontrado na região. É dito também que sobreviventes de um navio francês chamado Mostardas teriam se abrigado na área. Ademais, havia um comerciante de sobrenome Mostardas que se juntou à Guarda. O navio se chamava Mostardeiro e não Mostardas; Também não existe sobrenome Mostardas, e sim Mostardeiro. 

Em 1738 foi criada a GUARDAS DAS MUSTARDAS, mais tarde com a criação da Freguesia é que passou a se chamar Mostardas. o nome de Mustardas foi dado não pela quantidade de vegetal, que não tinha e não tem em abundância nos campos, e sim porque MUSTARDAS eram trincheiras cavadas e cobertas com uma esteira de taquara e junco, onde camuflavam plantando mostardas,pois este vegetal não murcha, para abrigar os soldados nas guerras em Portugal. Como nossa fronteira era muito disputada com os espanhóis, e sempre que fugiam da Colônia do
Sacramento acabavam por se esconder no território onde hoje é Mostardas e até Viamão, quando foi criada a Guarda dos Dragões foi chamada de Mustardas, por ser uma trincheira segura para as fugas.

fonte: http://pt.wikipedia.org

Veja as outras cidades a beira da Lagoa dos Patos:

3 comentários:

  1. um qm vai vim na 18 ovarte a sidade do sucesso

    ResponderExcluir
  2. Amigo, eu não entendi o que você escreveu.
    O que é "18 ovarte"???
    Obrigado por sua visita!

    ResponderExcluir
  3. Tudo bom? o que o "anonimo" provavelmente queria falar era da OVEARTE, festa da ovelha e do artesanato que ocorre na cidade de Mostardas em dezembro! aproveitando já deixar o convite para a EXPOCACE, que ocorrerá em 15,16,17 e 18 de março na cidade de Tavares!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca