Categorias do blog

Cidade de Barra do Ribeiro a beira da Lagoa dos Patos

Barra do Ribeiro é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se a uma latitude 30º17'28" sul e a uma longitude 51º18'04" oeste, estando a uma altitude de 5 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12 408 habitantes.

É um município que faz parte da bacia hidrográfica do rio Camacuã e que é banhado pelas águas do lago Guaíba.
Localizada às margens do Lago Guaíba, Barra do Ribeiro é uma cidade pequena e animada, onde as atrações típicas da cultura gaúcha convivem lado a lado com os esportes náuticos e com um ecosistema único, característico de uma das maiores bacias hidrográficas do país.

Do município inicial de Porto Alegre, surgiu em 1959 o município de Barra do Ribeiro. O povoamento desta região iniciou-se em 1800. O município tem este nome devido ao encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba.

O Arroio que corta todo o município de sudeste a nordeste, da zona rural a urbana desemborcando no Guaíba, muito utilizado como atracadouro de embarcações de moradores da cidade. Pesca amadora (pintado, jundiá, traíra entre outros). Muito importante na irrigação de lavouras e pecuária.

 Ao desembocar no "Guaíba" no verão, forma uma coroa de areia de um lado ao outro das margens, formando assim a "Barra do Ribeiro". O início do povoamento da sede data de 1800, com a chegada dos açorianos, predominando o elemento português na formação da população.

Em 1874, reinicia-se no RS a corrente migratória que iria atrair, para localidades do meio rural da região colônias de poloneses, alemães e italiano, que desta forma tivera também, grande influência na formação étnica da população do município de Barra do Ribeiro.

O município teve origem na charqueada de Antônio Alves Guimarães, instalada na sesmaria que lhe fora concedida por Dom Luís de Vasconcelos e Souza, em 1780. Sua denominação de Charqueada foi substituída pela de Barra, mais tarde para Barra do Ribeiro, devido sua localização geográfica no encontro do Arroio Ribeiro com o Rio Guaíba.

fonte: http://pt.wikipedia.org

Veja as outras cidades a beira da Lagoa dos Patos:

Tavares
Mostardas
Barra do Ribeiro
Arambaré
Viamão
São Lourenço do Sul
Pelotas
Rio Grande
Porto Alegre
São José do Norte
Palmares do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca