Categorias do blog

Cidade de Tavares a beira da Lagoa dos Patos

Localiza-se a uma latitude 31º17'14" sul e a uma longitude 51º05'37" oeste, estando a uma altitude de 15 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5 479 habitantes.

Município de origem açoriana que cultiva suas culturas até os dias de hoje, com a Corrida de Cavalhadas, os Ternos Juninos e os Ensaios de Pagamento de Promessas - da cultura afro.
Os mesmos são mostrados aos visitantes durante a Feira Exposição do Camarão e da Cebola (Expocace), que é realizada sempre no terceiro final de semana de março.

Destaque para o artesanato, com a confecção de cobertores de lã de ovelha, ponches, chergão, chales, mantas e outros, feitos em teares.

Possui uma área de 652,36 km². Dentre os atrativos próximos ao município estão o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, o Farol de Mostardas na orla do Atlântico e os históricos Farol Capão da Marca e Farol Cristóvão Pereira, ambos construídos no século XIX.
Os sambaquis do sítio arqueológico de idade pleistocênica de tradição Umbu e Vieira, localizado a beira da Lagoa dos Patos, a 13 quilômetros da sede do município.

O Farol de Mostardas está situado, atualmente, em Tavares, mas guarda o nome pelo qual ficou conhecido na navegação marítima, pois a área em que foi construído pertenceu a Mostardas até a constituição do município de Tavares.

fonte: http://pt.wikipedia.org

Veja as outras cidades a beira da Lagoa dos Patos:

Tavares
Mostardas
Barra do Ribeiro
Arambaré
Viamão
São Lourenço do Sul
Pelotas
Rio Grande
Porto Alegre
São José do Norte
Palmares do Sul


3 comentários:

  1. Elza Maria Terra Collares24 de janeiro de 2012 às 15:55

    Tavares/rs,minha terra natal.
    Elza Maria Terra Collares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elza Maria Terra Collares24 de janeiro de 2012 às 16:05

      Minha mãe trabalhava na epoca que Tavares era na beira da laguna dos patos,quando toda a escoação da cebola,era feita pelos barcos, e as mercadorias que chegavam eram via barcos! Filha de Florinda terra collares e neta de Mario da Costa Terra com muito orgulho! Elza Maria Terra Collares,Tavares/rs.Terra da cebola e do camarão, e vem ai a EXPOCACE!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  2. Pessoalmente eu não conheço Tavares, mas alguns amigos velejadores me informaram que é uma terra muito bonita. Quando tiver oportunidade, vou visitá-la.
    Segundo informações dos pescadores, teremos uma super safra de camarão este ano, será ótimo para todas as cidades à eira da lagoa dos patos.
    Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca